Gerontologia

Ano que vem, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil deverá ser o sexto país em número de idosos. O rápido crescimento da população idosa traz a necessidade de profissionais qualificados para lidar com as características apresentadas por este universo populacional. Neste contexto, a Gerontologia está cada vez mais presente na atualidade, com crescentes estudos e maior demanda diante do mercado de trabalho.

Mas afinal, o que é essa especialidade?

A palavra Gerontologia é derivada da língua grega e significa estudo do envelhecimento. Ela é a ciência que investiga o processo de envelhecimento humano com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade.

O gerontólogo é o responsável por planejar e organizar projetos que visam o bem-estar do idoso e a melhora da qualidade de vida, além de dimensionar os problemas que assistem as pessoas da terceira idade, atuando também no combate ao preconceito e atos considerados inapropriados, que são realizados por famílias e organizações assistenciais.

O profissional dessa área vai orientar as famílias nos cuidados aos idosos, buscando uma melhor qualidade de vida para todos. O atendimento aos idosos é feito por equipes de profissionais de várias áreas. A equipe vai avaliar todos os aspectos da vida do paciente e o seu contexto social.

O curso de Gerontologia constitui uma abordagem atual, de grande interesse dos profissionais das diversas áreas do conhecimento, pois possibilita ao aluno uma continuidade na sua formação, estabelecendo um processo de educação que lida com o crescente e rápido aumento da população idosa, assim como a mudança dos perfis de morbidade e mortalidade de doenças e agravos nestes contingentes.

A Faculdade Inspirar enquanto instituição formadora exerce um papel importante e é referência em cursos da saúde. A capacitação através do curso de Pós-graduação em Gerontologia da Inspirar proporcionará aos profissionais de saúde estarem alinhados com as diretrizes de cuidado ao idoso preconizadas pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e outras instituições de referência internacional.

De uma forma geral, os profissionais receberão qualificação nas suas ações frente ao envelhecimento populacional e às transformações que esse processo traz, sendo capaz de direcionar o olhar clínico para a saúde global do idoso, de forma integrativa, percebendo e cuidando de suas necessidades, além de prevenir perdas funcionais decorrentes da idade.

Ao final da especialização o aluno estará apto a compreender o idoso dentro de seu contexto global, entendendo os aspectos biopsicossociais desta população e seu impacto e identificando as demandas e possibilidades de atuação interdisciplinar no atendimento ao público idoso, bem como reconhecer e compreender politicas públicas nacionais e internacionais com impacto na população idosa, compreendendo conceitos de gestão de processos assistenciais e qualidade em serviços de atenção ao idoso e, entendendo como aplicar instrumentos de avaliação, protocolos e programas com foco no idoso.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais