Intradermoterapia e Mesoterapia: qual a diferença?

São dois procedimentos amplamente utilizados para tratar diversos problemas estéticos. Essas técnicas consistem na aplicação de substâncias diretamente na pele, por meio de injeções, visando promover melhorias visíveis na aparência da região tratada. Discutiremos mais sobre o que é, seus benefícios, diferenças e quais fisioterapeutas podem fazer a aplicação.

Intradermoterapia

É um procedimento estético minimamente invasivo que consiste na aplicação de medicamentos diretamente na pele. Essa técnica é realizada por microinjeções superficiais na região a ser tratada, como o rosto, o corpo ou o couro cabeludo.

Mesoterapia

É um tratamento estético que também consiste na aplicação de medicamentos na pele, por meio de injeções. No entanto, a diferença em relação à intradermoterapia está na profundidade das injeções. Na Mesoterapia, as agulhas penetram um pouco mais na pele, atingindo a camada intermediária, conhecida como mesoderme. Essa técnica é utilizada para tratar diversos problemas estéticos, como celulite, gordura localizada, flacidez, rugas e estrias.

Como funciona a Intradermoterapia?

Durante o procedimento, são utilizadas agulhas muito finas para injetar pequenas quantidades de medicamentos na camada mais superficial da pele. Esses medicamentos podem variar segundo a finalidade do tratamento, podendo ser utilizados substâncias como vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e até mesmo medicamentos homeopáticos.

Benefícios da Intradermoterapia

Oferece diversos benefícios estéticos, sendo um tratamento versátil e eficaz para diferentes condições. Alguns dos principais incluem:

  • Rejuvenescimento facial
  • tratamento da celulite
  • combate a queda de cabelo
  • tratamento de estrias.

Como funciona a Mesoterapia?

Baseia-se na aplicação de medicamentos específicos na área desejada. Esses medicamentos podem ser compostos também por substâncias como vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros ativos selecionados conforme o objetivo do tratamento. Ao serem injetados na pele, esses medicamentos agem de diferentes formas, dependendo da finalidade do tratamento.

Benefícios da Mesoterapia

A Mesoterapia oferece diversos benefícios para a pele e para o corpo, como:

  • Melhora da circulação sanguínea
  • Estimulação da produção de colágeno e elastina
  • Redução da celulite e da gordura localizada
  • Aumento da hidratação e revitalização da pele
  • Alívio de dores crônicas
  • Estímulo ao crescimento capilar.

O fisioterapeuta pode realizar a Intradermoterapia e Mesoterapia?

“O fisioterapeuta que deseja ingressar no mercado da fisioterapia dermatofuncional, precisará aprender a utilizar esses recursos, ou seja, adquirir uma especialização reconhecida e certificada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Isso dará ao profissional a oportunidade de se tornar especialista na utilização da Intradermoterapia e Mesoterapia. Portanto, a qualidade na capacitação é fundamental”, afirmou a Dr.ª Patricia Froes, professora MasterClass, e, também, coordenadora da pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional — Internacional, da Faculdade Inspirar.

O que fisioterapeuta precisa ter?

A formação em cursos de capacitação reconhecidos pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CONFFITO), com o mínimo de 30 horas, contemplando 40% de carga horária teórica e 60% de prática presencial e supervisionada.

O curso do uso de Intradermoterapia e Mesoterapia deverão envolver os seguintes conteúdos teóricos:

  • Aspectos anatomofisiológicos do sistema tegumentar
  • Conceitos de intradermoterapia e mesoterapia
  • Efeitos clínicos
  • Avaliação clínica em dermatofuncional
  • Modos de aplicação
  • Contraindicações e cuidados pré e pós-aplicação
  • Biossegurança e termo de consentimento informado
  • Definição dos ativos farmacológicos
  • Mecanismo de ação
  • Técnicas de administração dos ativos nos diferentes tecidos corporais
  • Manejo de intercorrências, eventos adversos e complicações
  • Evidências clínicas e científicas da Intradermoterapia/Mesoterapia
  • Critérios de segurança
  • Conteúdo prático.

Os cursos deverão conter na grade curricular o período mínimo equivalente a 60% de prática presencial supervisionada. O conteúdo deve ser direcionado especificamente à área de atuação clínica, sendo desejável que o ministrante do curso tenha mais de dois anos de experiência na técnica.

A instituição que desejar promover o curso deverá encaminhar proposta pedagógica, especificando as respectivas cargas horárias ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, para avaliação técnica por Comissão com profissionais designados pelo COFFITO para emissão de parecer técnico a ser aprovado pelo Plenário.

Cursos para uso da Intradermoterapia e Mesoterapia: onde encontrar?

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) aprovou, no dia 24 de outubro de 2023, a proposta da Faculdade Inspirar para o curso de utilização da Intradermoterapia e Mesoterapia.

O ensino da utilização faz parte da Pós-graduação de Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia Avançada da Faculdade Inspirar. A especialização é baseada na necessidade do mercado, com profissionais atuantes na docência e na área da estética. As aulas são 30% teóricas e 70% práticas. A cada módulo será desenvolvido um assunto com toda a estrutura necessária para com o aprendizado, buscando desenvolver um fisioterapeuta preparado para atuar.

O que você aprendeu?

Até aqui você aprendeu sobre a Intradermoterapia e Mesoterapia, suas diferenças e benefícios. Além disso, descobriu que o fisioterapeuta precisa ter formação e a faculdade autorizada a conceder o ensino. Se você tem interesse e quer aprender sobre o mercado dermatofuncional, entre na Lista Vip da Faculdade Inspirar e aproveite a isenção da taxa na matrícula, descontos de 30% e parcelamento em 12x sem juros. Além disso, ganhe um adicional de 5% de desconto para cada indicação que efetivar a matrícula, durante o mês de dezembro.

Não perca a chance de se destacar em Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia Avançada! Domine as técnicas de Intradermoterapia e Mesoterapia. Inscreva-se agora e eleve sua carreira.

Faça a sua inscrição!

Home

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais