O que é a carteira da OAB e para que serve?

Carteira da OAB

Também conhecida como carteira de advogado, é um documento emitido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que testa a habilidade legal de um indivíduo para exercer a função de advogado ou advogada. O documento é dado aos profissionais aprovados no Exame da Ordem, também chamado de Exame da OAB, e cumpriram todos os requisitos exigidos pela instituição de ensino, como a conclusão do curso de Direito e estágio supervisionado.
A carteira da OAB é essencial para o advogado exercer legalmente sua profissão e represente os interesses de seus clientes perante os tribunais e demais órgãos do sistema judicial. Ela contém informações pessoais do advogado, número de inscrição na OAB e data de validade, sendo obrigatória sua apresentação em diversas situações, como atos processuais, diligências jurídicas e relacionamento com clientes e autoridade.

O que é preciso para se tornar um advogado?

Para conseguir a carteira da OAB, é importante uma preparação rigorosa. Os candidatos devem se dedicar a estudar profundamente os diversos ramos do direito, como Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal, Direito Administrativo, entre outros. Além disso, resolver questões de provas anteriores para se familiarizar com o formato do exame e desenvolver habilidades de interpretação e raciocínio jurídico, é essencial.

Qual a nota para aprovação na OAB?

Quanto à pontuação necessária para ser aprovado, o Exame da OAB tem uma escala que vai de 0 a 10 pontos, sendo necessário garantir uma nota de mínima de 6 pontos para ser considerado aprovado. Cada questão do exame possui um peso específico, podendo variar conforme o grau de dificuldade e importância relativa no exame. Além de responder corretamente questões, é preciso gerenciar o tempo eficientemente para garantir um desempenho satisfatório em todas as áreas do exame.

A faculdade que mais aprova na OAB

Entre as instituições privadas de Curitiba, a Faculdade Inspirar conquistou o 1º lugar por obter o maior índice de aprovação no 37º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil. A instituição, referência na área da saúde, conseguiu aprovar 11 alunos, do total de 18, da turma de Direito na história da instituição. É importante ressaltar que todos conseguiram realizar os estágios supervisionados necessários e, por fim, colar grau.
“Hoje, sinto um imenso orgulho em dizer que estudei o curso de graduação em Direito na Faculdade Inspirar. Pois, para mim, essa instituição representou um verdadeiro marco de transformação. Em busca de uma nova jornada acadêmica, fui acolhida de forma calorosa e afetuosa, encontrando na Faculdade Inspirar um apoio constante. Os professores são os verdadeiros mestres, que souberam identificar e auxiliar em cada uma de nossas dificuldades individuais”, afirma a aluna Karina Turko, aprovada no Exame da OAB.

Nota no Enade: direito

Após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2022, a Faculdade Inspirar obteve a nota 4, de um total de 5, nos cursos de graduação em Direito e Administração. Criado em 2004, o Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) por meio da Lei 10.861. Através da prova, é possível identificar quais universidades estão preparando bem os alunos para os desafios do mercado de trabalho e quais ainda precisam reestruturar e atualizar seus currículos. O exame avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo: bacharelado nas áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

O que você aprendeu?

Se você chegou até aqui, já teve a oportunidade de entender o processo de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assim como a pontuação necessária para alcançá-la, e ainda descobriu qual instituição se destaca por aprovar mais alunos.
Se está em busca de uma graduação em Direito que não apenas ofereça aulas sobre o curso em si, mas também te prepare adequadamente para a OAB, então a Faculdade Inspirar é o lugar certo para você.
Não deixe escapar essa chance de trilhar o caminho para se tornar um advogado. Inscreva-se agora!
Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais