O que é Traumato-ortopedia?

Fisioterapia Traumato-ortopedia

É uma especialização que foca no tratamento de lesões musculoesqueléticas, disfunções e condições relacionadas ao sistema musculoesquelético. Isso inclui uma ampla gama de problemas, como lesões esportivas, fraturas ósseas, lesões ligamentares, lesões nos tecidos moles (músculos, tendões e ligamentos), desordens articulares, doenças degenerativas das articulações, como a osteoartrite.

Para que serve a Fisioterapia Traumato-ortopedia?

  • Ajudar o paciente a recuperar a função física
  • Reduzir a dor e melhorar a amplitude de movimento
  • Restaurar a força muscular e promover a recuperação completa após uma lesão ou cirurgia ortopédica.

Técnicas do Fisioterapeuta especializado em Traumato-ortopedia

Os profissionais fisioterapeutas especializados em Traumato-ortopedia usam uma variedade de técnicas, como exercícios terapêuticos, mobilizações articulares, alongamentos, manipulações, modalidades de eletroterapia (ultrassom, laser, e estimulação elétrica), todas adaptadas às necessidades individuais de cada paciente. Eles também podem fornecer orientações sobre prevenção de lesões e reabilitação domiciliar para otimizar os resultados a longo prazo.

Avanços científicos: Traumato-ortopedia

Há um avanço constante na criação de novos dispositivos auxiliares que podem promover a operação pós-cirúrgica, como uma joelheira específica que trava no ângulo de proteção ou facilite o movimento do paciente, além de outras tecnologias, como inteligência artificial. Imagine treinar uma IA para ler exames, como ressonâncias, raio-x e ultrassonografias, facilitando o diagnóstico e o trabalho do fisioterapeuta.

Reabilitação ortopédica

Segundo o coordenador do curso de pós-graduação em Fisioterapia Traumato-ortopedia da Faculdade Inspirar, Vitor Pezolato, o número de técnicas emergenciais na reabilitação ortopédica é surpreendente, com evoluções como a terapia com ventosas e ozônio. “Porém, não podemos ignorar a ciência. Sempre que uma técnica ganha notoriedade, é essencial analisar se possui uma base científica sólida para seu desenvolvimento e utilização”, afirma.

Ainda segundo Pezolato, toda vez que é aplicada uma técnica, deve-se considerar o risco e o benefício. “Por exemplo, o estalo no pescoço. Mesmo com várias técnicas disponíveis, é crucial o cuidado com a ciência por trás delas. Uma vez comprovada e testada, podemos incorporá-las em cursos e programas de educação para facilitar o aprendizado dos alunos”, destaca.

Especialização em Traumato-ortopedia

Quanto mais especialização um fisioterapeuta dominar, maior será o impacto na recuperação do paciente. Cada nova técnica é como um recurso extra no seu cinto de utilidades, tornando sua abordagem mais abrangente. Com tantas ferramentas à disposição, é difícil que o paciente não se recupere bem, desde que haja uma boa avaliação.

É fundamental que o fisioterapeuta tenha uma formação que o prepare para uma avaliação funcional como um todo. Além disso, ele deve compreender biomecânica, fisiologia do exercício e cinesioterapia para reestruturar seu curso de ação. A ideia é tratar não apenas a patologia, mas também suas causas, com base na promoção da saúde.

O que você aprendeu?

Até aqui você aprendeu sobre a especialização em Traumato-ortopedia, suas dúvidas, benefícios e sua importância na Fisioterapia. Além disso, descobriu que o fisioterapeuta precisa ter novas técnicas de atuações para se tornar um profissional completo.  Se você tem interesse e quer aprender sobre o mercado de trabalho voltado para essa área, se inscreva na pós-graduação na Faculdade Inspirar.

Não perca a chance de garantir a sua formação em Traumato-ortopedia. Domine as técnicas e se torne um profissional no campo. Inscreva-se agora e eleve sua carreira.

https://www.inspirar.com.br/#pos-graduacao

 

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais