Um hematologista é o médico responsável pela prevenção, diagnóstico, disfunções e tratamento relacionados às doenças do sangue, suas células e segmentos.
Solicitações de exames para um diagnóstico aprofundado, transfusões de banco de sangue, diagnósticos de outras doenças como AVC e trombose, análise do sangue, pesquisas, andamento de novos procedimentos e transplantes de medula óssea fazem parte do trabalho deste profissional.
A hematologia é para aqueles que acabaram a faculdade de medicina e desejam uma pós ou residência. Segundo a Associação Brasileira de Hematologia e o Conselho Federal de Medicina, muitas regiões do Brasil carecem dessa especialidade. Por isso, tende a ser uma área promissora.
Complicações sanguíneas podem gerar muitas doenças, por isso fazer exames periodicamente é tão importante. Uma das áreas de atuação desses médicos é a Hemoterapia, que cuida de pacientes que necessitam de transfusão e outros artifícios que envolvem a hemofilia.
Já o Onco Hematologista trabalha com doenças malignas do sangue, gânglio, linfomas, leucemias, entre outras. Quem analisa as amostras de sangue e avalia as condições do paciente, para assim promover um diagnóstico, é o hematologista laboratorial. Outra possibilidade é trabalhar em hospitais ou em clínicas como médico autônomo.