Você já ouviu falar em osteopata? Cada vez mais popular no campo da saúde e bem-estar, o osteopata é um profissional qualificado que utiliza técnicas manuais para ajudar no tratamento de diversas condições e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O que faz um Osteopata?
O osteopata é um profissional formado em osteopatia, uma abordagem terapêutica que se baseia na manipulação física dos tecidos do corpo. Primeiramente ele inicia o tratamento realizando uma avaliação completa do paciente, considerando seu histórico médico, sintomas e queixas. Através de testes físicos e palpação, o osteopata identifica áreas de restrição de movimento, tensão muscular e disfunções no corpo.
Tratamento Osteopático
Com base no diagnóstico, o osteopata utiliza uma variedade de técnicas manuais para tratar as disfunções encontradas. Essas técnicas podem incluir manipulações articulares, mobilizações, massagens, alongamentos e exercícios terapêuticos. O objetivo é restaurar a mobilidade, aliviar a dor e promover o equilíbrio no corpo.
Osteopata: áreas de atuação
O profissional em Osteopatia pode atuar em diversas áreas da saúde, como:
- Ortopédica
- Traumatológica
- Pediátrica
- Ginecológica
O trabalho executado pelo osteopata oferece uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar. Seja para aliviar a dor, melhorar a mobilidade ou promover o equilíbrio geral do corpo, a osteopatia pode ser uma opção eficaz e segura de tratamento.
Redução da dor
- Seja ela crônica ou aguda. Os osteopatas utilizam técnicas manuais para identificar e tratar as causas subjacentes da dor, em vez de apenas tratar os sintomas. Isso ajuda a reduzir a dor de forma mais duradoura e eficiente.
Melhora da mobilidade
- Através de manipulações e mobilizações articulares, a osteopatia pode ajudar a melhorar a mobilidade das articulações e dos tecidos moles. Isso é especialmente benéfico para pessoas que sofrem de problemas musculoesqueléticos, como dores nas costas, pescoço ou articulações.
Estímulo do sistema imunológico
- Ao melhorar a circulação sanguínea e a drenagem linfática, a osteopatia ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a doenças e infecções.
Redução do estresse e da ansiedade
- Através de técnicas de relaxamento e manipulação. Isso ocorre porque a osteopatia trabalha em todo o corpo, não apenas em áreas específicas, promovendo um equilíbrio e bem-estar geral.
Melhora da postura
- Isso é especialmente benéfico para pessoas que passam longas horas sentadas ou em posições inadequadas, o que pode levar a dores e problemas musculoesqueléticos.
Formação em Osteopatia: onde encontrar?
O profissional de saúde que quer atuar em Osteopatia precisa buscar uma instituição que faça a formação. Recentemente, a Faculdade Inspirar e o IBO – Instituto Brasileiro de Osteopatia, duas instituições, referências em especializar profissionais de saúde, se uniram e criaram a pós-graduação em Osteopatia.
O Fisioterapeuta que ingressar no curso de pós-graduação, receberá uma certificação conjunta, assinada pelas duas instituições – Faculdade Inspirar e IBO. O documento de conclusão dará eles a capacidade e autorização de exercer a profissão, internacionalmente, no campo da Osteopatia, sem a necessidade de obter qualquer avaliação adicional sobre a formação. Além disso, eles se beneficiam significativamente dos recursos educacionais de ambas as instituições e têm acesso a métodos de ensino inovadores, orientados pelos melhores professores do mercado.
O que você aprendeu?
Até aqui você aprendeu sobre a Osteopatia, suas dúvidas e benefícios. Além disso, descobriu que o fisioterapeuta precisa ter formação e uma faculdade autorizada a conceder ela. Se você tem interesse e quer aprender sobre o mercado de Osteopatia, se inscreva na pós-graduação na Faculdade Inspirar.
Não perca a chance de garantir a sua formação internacional em Osteopatia. Domine as técnicas e se torne um profissional no campo. Inscreva-se agora e eleve sua carreira.