Perícia Contábil e Financeira

3 minutos para ler

A perícia contábil é um mecanismo que elabora um laudo pericial através da investigação de elementos provatórios necessários para comprovar a ocorrência de um determinado fato. Trata-se de um procedimento que se fundamenta na análise e conferência de documentos fiscais e tributários para certificar a veracidade dos mesmos.

Para elaborar o laudo, o perito analisa documentos, livros contábeis, transações e certificações, realiza vistorias e pode ainda buscar informações por meio de entrevistas com pessoas que tenham ligação com a questão.

Se você tem vontade de fazer carreira em Ciências Contábeis, mas ainda está em dúvidas sobre as possibilidades de atuação, tire todas elas através da leitura dessa matéria!

Tipos de perícias contábeis

Perícia judicial – a perícia judicial é aquela solicitada por um juiz em caso de litígio. Ela é necessária para conferência de dados, verificação de provas apresentadas pelas partes ou até a coleta de provas.

Perícia extrajudicial – é aquela que não é solicitada por um juiz, mas é requerida pela empresa que está em busca de respostas específicas sobre determinada situação contábil.

Funções da perícia contábil e financeira

· Apuração do valor patrimonial do estabelecimento;

· Avaliação de acervos patrimoniais;

· Identificação de haveres e avaliações de direitos e obrigações;

· Levantamento de balanços;

· Revisões de balanços e contas;

· Verificação de haveres e obrigações.

Mercado de trabalho

A perícia contábil é uma área que tem crescido e, portanto, é uma boa oportunidade para quem é graduado em Ciências Contábeis.

Para se dar bem nessa carreira, o profissional que se volta para o segmento precisa estar atualizado em relação a leis, regulamentos, mudanças tributárias e demais assuntos que envolvem a área contábil.

Essa é uma atividade em plena expansão, considerando as diversas possibilidades de perícias – judicial e extrajudicial – atendendo demandas na área civil, trabalhista, previdenciária, atuarial com atuação preventiva ou contenciosa; prestando assistência técnica aos magistrados, árbitros, etc.

A perícia contábil oferece muitas chances de trabalho tanto na administração pública quanto nas empresas. Outro aspecto interessante é que o perito pode receber uma boa remuneração: são remunerados por meio de honorários, pois exercem uma atividade complexa e que exige muita atenção e disciplina.

Vale ressaltar que a justiça brasileira requisita bastante os serviços dos peritos na participação de processos na busca de provas.

Especialização

O curso de especialização em Perícia Contábil e Financeira semipresencial formará profissionais especialistas com potencial para atuar como Perito Judicial, Arbitral e Assistencial, prestando assistência técnica ao magistrado, árbitro, autor ou réu da demanda, de forma preventiva ou contenciosa. Acesse: https://www.inspirar.com.br/pos-pericia-contabil e obtenha mais informações.

Posts relacionados