Pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional

Fisioterapia Neurofuncional é a área da Fisioterapia especializada em tratar e reabilitar a limitação de movimentos resultantes de doenças ou acidentes que afetam o sistema nervoso.

A Faculdade Inspirar oferece uma Pós-Graduação desta especialidade e o curso tem como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais com métodos e recursos fisioterapêuticos, atuando no controle do comportamento motor e na avaliação Neurofuncional e Biomecânica, capacitando os profissionais para aplicarem de forma criteriosa e baseada em evidências os ensinamentos adquiridos em sala de aula.

As disciplinas do curso possibilitam que os fisioterapeutas executem o tratamento em adultos e crianças com disfunções sensoriomotoras. A grade curricular associa métodos e técnicas contemporâneas e tradicionais – dentre elas estão: tarefas orientadas, realidade virtual, marcha com suspensão parcial de peso, uso de vestimentas com tensores elásticos e terapia por contensão induzida, além de Bobath e Kabat – procedimentos que buscam trazer a aplicabilidade prática para a rotina dos profissionais.

Diante da importância que a atividade desenvolve no combate de doenças do sistema nervoso, os fisioterapeutas neurofuncionais acabaram tornando-se presenças indispensáveis nas instituições de saúde, tais como: centros de reabilitação, hospitais, unidades de saúde, clínicas, consultórios, escolas especiais e domicílios (home care).

Segundo pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças neurológicas são a principal causa de incapacidade no mundo, sendo a Fisioterapia Neurofuncional uma forma de prevenção de doenças neurológicas, e o tratamento para cura de sequelas causadas por doenças – além de exercer o papel adaptativo e paliativo em casos que não há cura.

Ficou interessado pela Pós-Graduação em Fisioterapia Neurofuncional?

Conheça mais informações sobre o curso, grade curricular, corpo docente e valores: http://bit.ly/fisioneuroinspirar

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais