Pressão Arterial

Aprenda a medir corretamente e veja quando procurar um médico

A pressão arterial é o valor da força que o sangue é bombeado pelo coração e circula pelo corpo. É importante medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. Já para quem sofre da doença tem que medir com mais frequência, de acordo com a orientação médica. De forma geral, recomenda-se que a aferição seja feita pouco antes das refeições e de tomar os medicamentos, mas o médico é quem deve orientar.

Para medir a pressão arterial podem ser utilizadas técnicas manuais, como o esfigmomanômetro ou aparelhos digitais. Mas é necessário saber medir:

A pressão arterial deve ser medida idealmente:

· No período da manhã e antes de tomar qualquer remédio;

· Depois de urinar e de descansar por, pelo menos, 5 minutos;

· Sentado e com o braço relaxado.

Também é muito importante não ingerir café, bebidas alcoólicas ou fumar 30 minutos antes da aferição, além de manter a respiração normal, não cruzar as pernas e evitar falar durante a medição.

Outro ponto é a braçadeira estar adequada ao braço, não estado muito larga ou apertada. No caso de pessoas obesas, a alternativa para a aferição da pressão pode ser por meio da colocação da braçadeira no antebraço.

De acordo com a Sociedade Americana do Coração (SAC) se o resultado da aferição for acima de 129 x 80 mmHg, recomenda-se procurar um médico, pois esse valor é considerado o estágio primeiro da hipertensão. Se você já é hipertenso e obteve pressão máxima igual ou maior que 180 (ou 18, dependendo do aparelho) e/ou mínima maior que 120 (ou 12), procure imediatamente um pronto-socorro.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, aproximadamente 35% da população tem pressão alta – o impressionante é que mais da metade das pessoas acometidas pela doença não sabem que possuem. O fato ocorre porque a hipertensão pode ser assintomática em alguns pacientes

No entanto, é comum que surjam alguns sinais, como a dor de cabeça e na região da nuca. Náuseas, dores do peito, enjoos, visão embaçada e dificuldades para respirar também podem surgir, e demandam uma visita urgente ao médico.

Vale lembrar que o aumento da pressão arterial em algumas situações é normal, especialmente quando a pessoa toma um susto, passa noites mal dormidas, em atividades físicas extenuantes ou após uma discussão. Isso não significa, necessariamente, que haja um problema de saúde

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais