Problemas do Desenvolvimento Infantil

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Veja os mais comuns e como identificá-los

O desenvolvimento infantil é um processo de aprendizado pelo qual as crianças passam para adquirir e aprimorar capacidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais.

No entanto existem os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) que são distúrbios de interação social que costumam se manifestar nos primeiros cinco anos de vida.

Esses transtornos comprometem a atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas e interação social. São comuns em alguns casos também variações e mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade.

As crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa, algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro. Podem apresentar seus interesses de maneira diferenciada e fixar sua atenção em uma só atividade, como por exemplo observar determinados objetos.

Pouco se sabe afirmar sobre a origem dos transtornos do desenvolvimento infantil, mas é possível ter conhecimento já no período gestacional ou na primeira infância. Os déficits mais comuns estão na comunicação e na interação social, e impactam no processo de aprendizagem da criança. De qualquer forma, o diagnóstico precoce ajuda muito a entender as melhores intervenções que auxiliam o desenvolvimento da criança. “Os profissionais que detém o conhecimento acerca dos marcos do desenvolvimento têm segurança e habilidade para alertar seus responsáveis para um possível atraso e, assim, desenvolver estratégias assertivas para estimular o que não estaria de acordo segundo os marcos do desenvolvimento”, afirma Thaianny da Silva, coordenadora da Pós-graduação em Desenvolvimento Infantil da Faculdade Inspirar.

Saiba quais são alguns dos transtornos do desenvolvimento infantil:

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O autismo é um transtorno do desenvolvimento infantil que afeta principalmente a comunicação e a interação social. Geralmente os sintomas podem ser percebidos bem cedo, nos primeiros anos de vida da criança. A criança com TEA pode apresentar atrasos no desenvolvimento da linguagem, mas isso varia de caso a caso. Em geral, ocorrem prejuízos significativos na comunicação, verbal ou não verbal. A criança com autismo tem dificuldade em compreender códigos sociais, como determinados gestos, olhares e regras. Outra característica comum do TEA é o interesse focado e restrito por algum objeto ou assunto.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

O TDAH é um transtorno que afeta as habilidades motoras e a atenção, podendo também levar a problemas emocionais. Geralmente os sintomas tornam-se mais evidentes na escola, ainda que possam ser percebidos antes disso. Quem tem TDAH possui dificuldade em manter atenção e foco nas atividades – isso se manifesta em inquietações, dificuldade para esperar ou ficar parado. A pessoa pode ser mais impulsiva e ter problemas emocionais devido a esses sintomas.

Distúrbios da Aprendizagem

A dislexia é o transtorno de aprendizagem mais conhecido e afeta a capacidade de leitura. A criança disléxica tem dificuldade em separar palavras agrupadas em um texto ou dividi-las em partes. As crianças com dislexia podem demorar a falar ou ter dificuldade em articular bem as palavras. Isso porque têm dificuldade em conectar sons e letras. Na escola aparecem erros de ortografia e dificuldade na leitura. Ocorre mais em meninos e sua origem pode ser genética.

Deficiência Intelectual

A Deficiência Intelectual — DI — é considerada um transtorno do desenvolvimento infantil, podendo ser genética ou resultado de distúrbios neurológicos que interferem no desenvolvimento cerebral. Antes o transtorno era chamado de retardo mental, mas por causar um estigma social, os profissionais de saúde optaram por substituir o termo por Deficiência Intelectual. Geralmente os sintomas de DI aparecem na pré-escola e o diagnóstico é realizado com testes, por um médico especialista. O principal sintoma é o desempenho intelectual muito abaixo da média, limitando habilidades adaptativas — memória, leitura, escrita, matemática, interação social, entre outras — a ponto de precisarem de constante apoio.

Síndrome de Rett

A Síndrome de Rett ocorre quase exclusivamente em meninas. A curiosidade é que o desenvolvimento é afetado depois de um período inicial normal. Os principais sintomas do transtorno incluem dificuldades na interação social, na fala e movimentos repetitivos das mãos. Pode ocorrer o desenvolvimento de deficiência intelectual grave, convulsões, mobilidade afetada e retardos no crescimento. O diagnóstico pode ser feito por um médico especialista, pela observação do desenvolvimento da criança e exames genéticos. O tratamento é multidisciplinar e tem foco no controle dos sintomas e apoio na aprendizagem escolar.

Agora que você já conhece os principais transtornos do desenvolvimento infantil e seus sintomas, fica mais fácil identificar sinais nas crianças precocemente. As intervenções precoces são as mais efetivas e promovem o desenvolvimento adequado das crianças.

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