Psicologia Forense

Alto grau de responsabilidade e seriedade

A psicologia forense é a área da psicologia que somada a conhecimentos jurídicos, é aplicada no sistema judiciário para contribuir como a resolução de crimes. Ela visa a avaliação das capacidades mentais de um indivíduo que está submetido ao âmbito judicial.

A área é voltada para o estudo do comportamento dos indivíduos em situações e ambientes regulados de forma jurídica, buscando compreender o desenvolvimento dos diferentes grupos sociais ao longo desse processo.

Dessa forma, o psicólogo forense será o profissional responsável pela assistência técnica a advogados, fiscais e juízes no que diz respeito ao âmbito psicológico e sua relação com a justiça.

Esse profissional é responsável por reunir a informação necessária, examinar o indivíduo, elaborar inquéritos e, por fim, apresentar as provas e os resultados obtidos. Tudo isso com a finalidade de responder as perguntas feitas pelo juiz.

O psicólogo forense deve atuar na demanda judicial, sem emitir juízo de valor sobre ela. O trabalho é marcado pelo alto grau de responsabilidade e seriedade, visto que o profissional pode até responder judicialmente pelos resultados da sua atuação.

A profissão é encarregada de realizar avaliações técnicas em processos judiciais, emitir pareceres e relatórios psicológicos forense contendo a descrição das condições avaliadas.

Por ser uma subdivisão da psicologia, o profissional necessita ter formação superior na área e especialização, tendo em vista que a psicologia forense possui suas próprias organizações, treinamentos e pesquisas.

A Especialização em Psicologia Forense da Faculdade Inspirar promove o estudo do comportamento humano na interconexão com o Direito. Oferece conteúdos específicos das áreas jurídicas e psicológicas, capacitando profissionais, como: operadores jurídicos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, juízes, promotores, delegados, advogados, para atuar nas diversas

áreas do atendimento à situações de violência, e na sua compreensão, identificação e apoio às necessidades humanas. Para mais informações: https://www.inspirar.com.br/pos-psicologia-forense

Veja Mais

QUESTIONAMOS O CONHECIDO

Acreditamos que a aprendizagem pode ser diferente, pode ser melhor. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Aqui, provocamos o potencial das pessoas para elas se prepararem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e estimular a construção de um mundo melhor.

Afinal, é isso que nos faz ser uma Faculdade à frente do nosso tempo.

Quer mais informações?

0800 602 2828