Psicologia – Pós em ACP

A abordagem centrada na pessoa (ACP) é uma modalidade psicológica que tem a premissa de incitar a autovalorização humana e o aprimoramento das experiências pessoais de cada indivíduo.

O método está inserido na corrente humanista da psicologia, a qual tem o intuito de trazer um novo olhar acerca da função do ser humano, partindo do requisito de que todos possuem a predisposição de expandir suas potencialidades.

A análise não permite que o paciente estabeleça julgamentos sobre si e tem o objetivo principal de fazer com que ele se perceba conscientemente.

Desse modo, a função do psicólogo que trabalha com a ACP é fazer o paciente ter ciência do valor que possui, levando em conta a sua satisfação, as necessidades dele e a vontade de conhecer novos horizontes.

As consultas são executadas com empatia e as interpretações das experiências e sentimentos são feitos de acordo com a perspectiva do paciente.

O atendimento mais próximo e acolhedor realizado através deste recurso institui um vínculo equilibrado e de confiança mútua entre o profissional e o paciente. Fato que distancia a ideia de que o terapeuta está em posição de detentor do conhecimento e analisa o paciente a partir do seu próprio ponto de vista.

Vale ressaltar que o profissional que aplica a abordagem centrada na pessoa entende a autocompreensão do paciente, como a capacidade de mudança de atitudes, conceitos e comportamentos.

A Faculdade Inspirar possui uma Pós-graduação em formato Semipresencial sobre Abordagem Centrada na Pessoa – ACP. A especialização possibilita a atualização e o aprofundamento na psicoterapia centrada na pessoa, tanto no aspecto teórico conceitual, como no vivencial. Saiba mais: https://www.inspirar.com.br/abordagem-centrada-na-pessoa

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais