Psicomotricidade Educacional

A importância da área para o progresso da criança

De acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), a área está relacionada à concepção do movimento interligado com as interações cognitivas, psíquicas, sensoriomotoras e sociais dos indivíduos.

Em outras palavras, a Psicomotricidade é o campo que estuda o movimento do corpo humano e a relação dessa mobilidade com o mundo. Ou seja, a Psicomotricidade é a capacidade psíquica de realizar movimentos, através da atividade que transforma a imagem em ação com estímulos para os músculos necessários para o movimento.

Educação Psicomotora

A Psicomotricidade tem sido amplamente introduzida no ambiente escolar. Uma vez que educadores, médicos e psicólogos defendem que a técnica seja utilizada nas instituições de ensino para auxiliar no desenvolvimento infantil.

A educação psicomotora é de extrema importância para o progresso da criança ao longo de seu crescimento. O papel da Psicomotricidade está no ato de educar a mente e o corpo simultaneamente, além de fazer parte da formação da personalidade. Dessa forma, a Psicomotricidade é responsável pela melhora gradual do desempenho do aluno, fazendo com que a criança desenvolva cada vez mais o seu potencial motor – fato que possibilita a autonomia.

Objetivos da Psicomotricidade

· Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;

· Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;

· Estimular a coordenação motora;

· Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;

· Induzir a confiança em si mesma;

· Motivar as crianças na descoberta de suas expressões;

· Possibilitar ações como: rolar, engatinhar, andar com um pé só, andar para os dois lados, pular, dar cambalhota, entre outras brincadeiras;

· Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;

· Trabalhar a comunicação para a interação social.

Perfil profissional

O psicomotricista é o profissional especializado nesse campo e habilitado a desenvolver atividades que combinem o lúdico com o pedagógico. Esse profissional tem habilidades para identificar as dificuldades e potenciais das crianças e criar estratégias que melhorem o desenvolvimento motor, psicológico, social, cultural e afetivo da criança.

Para atuar na área é importante ter uma especialização, como um curso de pós-graduação em Psicomotricidade. É uma especialidade direcionada a pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas e profissionais da educação física infantil. O objetivo é formar pessoas qualificados para atuar com a psicomotricidade e contribuir com o aprendizado das crianças.

A Faculdade Inspirar oferece uma Pós-graduação em Psicomotricidade Educacional, Aquática e Clínica que conta com disciplinas específicas como a prática psicomotora, desenvolvimento humano e sistêmica e transtornos do neurodesenvolvimento, bem como a disciplina temática de psicomotricidade aquática e educacional. Possui professores de referência nacional e métodos de ensino inovadores. Acesse: https://www.inspirar.com.br/psicomotricidade-educacional-aquatica-e-clinica- e saiba mais informações sobre o curso.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais