Qualificação é a palavra-chave

Pós-graduados recebem cerca de 66% a mais que os colegas menos qualificados

*Apesar do desemprego, 91% das empresas no Brasil encontram dificuldades para encontrar profissionais qualificados.

*O conhecimento abre portas, e a falta dele tranca oportunidades.

A evasão escolar vem cerscendo nos últimos anos no Brasil – muitos jovens não chegam nem a concluir o ensino médio. E essa evasão ocorre por diversos motivos, principalmente pela necessidade de trabalhar. Com a pandemia, a porcentagem no abandono do ensino médio aumentou para 5%, mais que o dobro se comparado com o ano anterior, de 2,3%.

Infelizmente não são todas as pessoas que recebem o acesso à educação. No entanto, o conhecimento abre portas, e a falta dele tranca oportunidades. Mesmo com a alta taxa de desemprego, muitas empresas não encontram profissionais qualificados. Pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral no início de 2021 relatou que 91% das empresas no Brasil encontram dificuldades para encontrar profissionais com as competências técnicas necessárias. Isso ocorre pela falta de capacitação e pelo déficit na formação básica.

E o que pode ser feito?

A resposta é: buscar se aperfeiçoar. Isso engloba fazer especializações, cursos na sua área profissional, aprender novas línguas edesenvolver suas competências, sja, de hard skills ou soft skills. Quanto maior a qualificação, maiores são as chances de conseguir uma boa vaga.

Ter uma certa experiência também é um diferencial, mas estando no início da sua vida profissional existem vários obstáculos. Sendo assim, começando projetos próprios e, ou, trabalhando voluntariamente te abrirão para mais possibilidades!

O investimento feito para melhorar o currículo vale cada centavo. Ter apenas o currículo da graduação ou do curso técnico não é mais o suficiente: as empresas querem e precisam de mais. Investir em uma pós-graduação também é a maneira prática para ter um aumento salarial.

Pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que profissionais pós-graduados recebem cerca de 66% a mais que os colegas que possuem apenas a graduação. Falando em números, o aumento, em média, é de R$ 1.800,00, e em algumas carreiras o valor pode até triplicar.

Países desenvolvidos já tem em mente que a base de uma boa educação serve para manter seu futuro próspero, mantendo e até elevando sua riqueza material e cultural. Logo, investem muito no setor base, criando profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais