Saúde preventiva: o que é e qual sua importância?

6 minutos para ler

Infelizmente, boa parte das pessoas só procura um médico ao apresentar algum problema de saúde. Dores, desconfortos e muitos outros sintomas são os pontapés iniciais e a principal motivação para que alguém busque uma consulta com um especialista. Nesse contexto, a saúde preventiva torna-se indispensável para garantir a qualidade de vida da população.

Ao focar na prevenção de problemas com a implementação de medidas que viabilizam um estilo de vida mais saudável e adequado, é possível evitar que inúmeras doenças se manifestem. Esse contexto é fundamental em vários cenários, incluindo no âmbito de empresas e corporações, independentemente do segmento de atuação.

Pensando nisso, criamos um post que tem como principal objetivo explicar as principais questões sobre a saúde preventiva. Ficou interessado? Então continue acompanhando!

O que é, afinal, a saúde preventiva?

Saúde preventiva é o nome dado ao ato de remediar problemas, como doenças, e não necessariamente tratá-los. O seu principal objetivo é evitar que esse tipo de ocorrência surja para que, assim, o paciente tenha mais qualidade de vida e longevidade sem precisar de intervenções terapêuticas.

A medicina preventiva é, inclusive, uma especialidade médica voltada para esses cuidados. Outras áreas da saúde também trabalham com esse conceito, como a enfermagem, a fisioterapia, a nutrição, entre outras.

Qual é a sua importância para a sociedade?

Agir preventivamente pode beneficiar todas as pessoas. Confira a importância desse comportamento:

Prevenção de doenças

A primeira grande vantagem desse tipo de atitude é a prevenção de doenças. Muitos problemas podem ser facilmente prevenidos com a execução de atividades físicas frequentes e uma dieta equilibrada e devidamente nutritiva.

Diagnóstico precoce de enfermidades variadas

Ainda assim, muitas vezes, problemas de saúde surgem apesar dos esforços para evitá-los. Há, afinal, uma série de fatores que contribuem para o seu aparecimento, como a herança genética. Nesses casos, a medicina preventiva atua também como uma ferramenta para um diagnóstico mais rápido, potencializando os resultados dos tratamentos.

Mais qualidade de vida

Viver bem é viver com saúde e com qualidade de vida. Quando estamos saudáveis nos sentimos muito mais aptos a realizar as atividades cotidianas e, claro, para nos relacionar de modo proveitoso com nossos entes queridos, fazendo aquilo que mais gostamos. A vida profissional também se torna muito mais produtiva com saúde.

Mais longevidade

Além da qualidade de vida, outro benefício da saúde preventiva é a possibilidade de viver muito mais. Com o passar do tempo e o surgimento da prevenção de problemas, a população passou a ter uma expectativa de vida consideravelmente maior.

Como a saúde preventiva se encaixa no dia a dia das empresas?

Apesar de ser vantajosa para a sociedade como um todo, investir em saúde preventiva é algo que beneficia as empresas de modo particular. Por isso, deve ser uma prioridade nesse ambiente. Confira, a seguir, algum dos benefícios que os negócios podem obter:

Redução do absenteísmo

A prevenção de doenças é uma das maiores aliadas da redução do absenteísmo, um problema presente no dia a dia de boa parte das empresas. Ao se sentirem saudáveis e energizados, os colaboradores não se ausentarão do serviço devido a problemas de saúde que podem ser prevenidos.

Mais produtividade

Outra vantagem da energia e disponibilidade física e emocional dos colaboradores é o aumento da produtividade — um reflexo dos cuidados preventivos com a saúde. Por conta disso, investir na prevenção também é ótimo para fazer com que a sua empresa produza cada vez mais.

Retenção de talentos

Muitos donos de empresa sofrem com um problema relativamente comum: o turnover. Por isso, caprichar na saúde preventiva pode fazer com que a retenção de talentos seja muito mais simples e ocorra com muito mais naturalidade.

Diminuição de problemas com a lei

Por fim, um problema importante da saúde preventiva e que traz incríveis benefícios para a empresa é a redução de problemas com a lei, ou seja, a diminuição de casos de acidentes de trabalho e de doenças laborais por parte da equipe de funcionários.

Como uma empresa pode incentivar os seus colaboradores a investir na prevenção?

Para fechar o nosso post, separamos alguns métodos infalíveis para incentivar os funcionários de uma empresa a cuidar melhor da saúde e, claro, investir cada vez mais na prevenção de doenças e outros males que podem ser evitados com a mudança regular de hábitos. Confira:

Palestras 

Palestras, workshops e outros tipos de mostras são uma ótima maneira de fazer com que os colaboradores entrem em contato direto com a questão da saúde preventiva. Ao escutarem o que especialistas têm a dizer sobre o tema e observar os seus benefícios, é muito mais provável que sintam vontade de se cuidar cada vez mais.

Grupos de apoio

A organização de grupos de apoio também é muito viável dentro de empresas. Ela possibilita a criação de um ambiente seguro para que os funcionários possam conversar e discutir aspectos de sua saúde, sendo auxiliados por um profissional da área.

Planos de saúde

Entre os benefícios mais valorizados por aqueles que buscam uma vaga, os planos de saúde estão entre os mais importantes. Por isso, fornecer esse tipo de ferramenta é fundamental para que o colaborador possa cuidar ativamente de sua saúde preventiva, fazendo consultas com maior periodicidade.

Infraestrutura adequada

Por fim, também é de responsabilidade da empresa fornecer uma alimentação de qualidade e, sempre que possível, investir em alternativas como a ginástica laboral. Esse tipo de atitude contribui fortemente para a prevenção de uma série de doenças, muitas delas adquiridas no ambiente profissional.

Como podemos ver, a saúde preventiva é um fator de extrema importância para diversos cenários. Por isso, é fundamental que existam campanhas de conscientização em todos os ambientes, incluindo no âmbito empresarial, a fim de aumentar e espalhar a informação sobre a relevância desse conceito.

Gostou deste post? Quer ter acesso a mais informações sobre saúde e bem-estar para a população, além de conferir ótimas oportunidades de cursos nessa e em outras áreas? Então siga as nossas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Posts relacionados

Um comentário em “Saúde preventiva: o que é e qual sua importância?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.