Terapia Manual

Das desordens ortopédicas ao déficit do sistema nervoso central

A Terapia manual é um conjunto de técnicas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Seu objetivo é obter de forma direta reações fisiológicas que equilibram e normalizam alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como as manifestações de dores.

O método não é apenas uma especialidade que utiliza técnicas de mobilização passiva, pois, no decorrer do tratamento, são utilizadas inúmeras manobras e procedimentos específicos como a massagem de tecidos moles, a facilitação neuromuscular proprioceptiva, a reeducação postural, os exercícios para melhora da força, coordenação, flexibilidade e estabilização segmentar, assim como manipulação, mobilização articular e mobilização neural.

Objetivos:

– Identificar e corrigir disfunções de movimento nas articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores;

– Entender a relação entre as alterações do movimento normal e a disfunção dos componentes articulares, sistema nervoso e sistema circulatório;

– Avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos através de técnicas específicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento;

-Aplicar conceitos de fisioterapia manipulativa em todos os tipos de queixas de dores músculo-esqueléticas, reumatológicas, ortopédicas e traumatológicas.

Benefícios:

– Redução de dores musculares e articulares;

-Diminuição das tensões;

– Lubrificação intra-articular;

-Aumento da flexibilidade dos tecidos conectivos (músculos, cápsulas, ligamentos, tendões);

-Prevenção contra bloqueios intra-articulares.

A aplicação da Terapia Manual tem sido utilizada não somente em pacientes com desordens ortopédicas, mas também em determinadas circunstâncias que envolvem déficits do sistema nervoso central. Este tipo de terapia tornou-se muito importante além de ajudar no tratamento de doenças ortopédicas e neurológicas – sendo hoje em dia uma área de especialização da fisioterapia.

Atendendo à demanda do mercado, a Faculdade Inspirar oferece uma Pós-graduação de Fisioterapia em Terapia Manual, que tem o propósito de capacitar o profissional para a avaliação detalhada da dor e disfunção, precisão no diagnóstico e planejamento de um programa de tratamento eficaz baseado nos princípios da terapia manual e postural.

Ao longo do curso os alunos aprenderão a identificar e aplicar conceitos da fisioterapia manipulativa e cinesioterapia nas disfunções músculo esqueléticas da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores, tornando-se um profissional capacitado para atuar nesta área.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais