Várias Carreiras – Novos Conhecimentos

2 minutos para ler

Por Maria Thereza Bond*

Sabemos que nestes tempos de pandemia, mal conseguimos nos virar financeiramente com a carreira que construímos ou estamos construindo… Muitas vezes temos que optar em ter uma segunda carreira ou até mesmo uma terceira. Mas, para isto, temos que nos preparar muito, pois tudo leva a nos manter no que já fazemos e sabemos.

Em uma nova carreira muitas vezes tudo é novo e desconhecido. Temos que ser humildes e estarmos abertos para começar do zero, o que para muitos isto não é fácil… Principalmente por acreditarem em paradigmas como: “não vou conseguir” ou “isso é muito difícil” ou ainda “sou muito velho para recomeçar”.

Mas, se ultrapassarmos nossas próprias barreiras só temos a ganhar, pois começar uma nova carreira pode significar novos conhecimentos, novos relacionamentos e novas oportunidades.

O planejamento é a primeira fase e a mais importante: definir em que você quer trabalhar, ou melhor, o que você gosta de fazer ou tem interesse em aprender? A carreira “secundária” também deve ter como princípio o seu interesse, muito mais do que apenas “trabalhar por dinheiro”.

Definido o que, vamos para onde e como. Onde você encontrará lugares que precisarão do seu produto ou serviço e que lhe agradaria trabalhar com eles? Como você chegará até eles com produto ou serviço de alta qualidade e com um grande diferencial? O que precisa aprender? O que precisa praticar? Estudar?

Sim… O caminho parece ser árduo e demorado, mas se você realmente quiser, rapidamente estará apto para enfrentar o mercado de forma tão eficaz como muitas outras pessoas que já trabalham no novo ramo escolhido.

Desta forma, você terá duas ou mais oportunidades de crescer profissionalmente e financeiramente. Caso tenha dúvidas em como fazer tudo isso indicado acima, procure o Núcleo de Empregabilidade da Inspirar. Podemos fazer um trabalho de coaching de carreira com você!

*Maria Thereza Bond é psicóloga e coordenadora do Núcleo de Empregabilidade da Inspirar.

Posts relacionados

Deixe um comentário