Vício & Cigarro – Como a Acupuntura pode ajudar a parar de fumar

A técnica de aplicar várias agulhas finas pelo corpo veio da China – e é bastante antiga. A acupuntura baseia-se no corpo composto de energia, e as áreas onde ela acaba se acumulando são chamados de meridianos. Caso o fluxo dos meridianos esteja desequilibrado, o corpo pode apresentar dor, cansaço e fraqueza.

Mas como essa terapia milenar ajudaria uma pessoa a parar de fumar? O método utilizado é a auriculoterapia: nessa técnica o profissional coloca agulhas ou sementes em vários pontos da orelha do paciente.

De acordo com estudos, cada ponto do pavilhão auricular está diretamente ligado aos órgãos internos e às estruturas corporais. Ao estimular esses pontos são liberados vários neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que aumentam a sensação de bem-estar, relaxam os músculos e diminuem o estresse e a ansiedade.

A pessoa sente tais mudanças no corpo, depois que começa o tratamento. O sabor do cigarro fica desagradável, o que consequentemente, diminui a vontade de fumar. Os sintomas físicos de abstinência ficam moderados.

No entanto, nem todas as pessoas têm as mesmas alterações. Para começar a ver os resultados, é recomendado, no mínimo, três sessões. O uso do cigarro, na maioria das vezes, é usado para diminuir a ansiedade e o estresse. A acupuntura auxilia a amenizar e/ou curar a causa, sem prejudicar a saúde – é por isso que a pessoa abandona o vício, sem tanto sofrimento.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais