carreira na área da saúde carreira na área da saúde

Carreira na área da saúde: como alavancar a sua?

21 minutos para ler

Antigamente, as pessoas que tinham apenas um diploma de graduação conseguiam se destacar profissionalmente, sem maiores problemas. No entanto, atualmente ter um curso superior passou a ser pré-requisito no mercado de trabalho. Por isso, muitas pessoas têm se questionado sobre o que fazer para conseguir se sobressair entre os concorrentes.

Na área da saúde existe uma gama de possibilidades de atuação e, por isso, o número de profissionais cresce a cada dia. Assim, muitos alimentam a dúvida sobre como se distinguir dos demais e não ser apenas mais um na multidão de formados.

Por esse motivo, neste post vamos apresentar dicas do que você pode fazer para ganhar reconhecimento na sua profissão. Acompanhe e descubra como alavancar sua carreira na área da saúde!

Como obter sucesso na carreira na área da saúde?

O mercado de trabalho para os profissionais da área da saúde é bastante amplo, além de muito procurado. Uma vez que as pessoas têm a necessidade de se manterem saudáveis, o que não faltam são oportunidades de emprego. No entanto, apesar da alta demanda, os profissionais precisam ser empenhados para serem bem-sucedidos.

Mas o que é o sucesso profissional? Para algumas pessoas, é ser promovido ou receber aumento de salário, enquanto para outras é ser reconhecido pelos esforços ou virar o chefe. Por esse motivo, é uma questão muito relativa, pois cada um pensa de um jeito diferente. Na área da saúde, para atingir esses objetivos é muito importante seguir algumas dicas. Continue a leitura e descubra quais são elas.

Tenha comprometimento e autoconhecimento

Um funcionário comprometido é esforçado, responsável e, nesse caso, está sempre em busca do bem-estar dos pacientes, tratando-os com ética e empatia. Além disso, conhecer a si mesmo é indispensável porque é por meio do autoconhecimento que você entenderá seus pontos fracos, a fim de melhorá-los, assim como saberá seus pontos fortes para aperfeiçoá-los.

Defina suas metas

Outra maneira para ser bem-sucedido é definir quais são os seus objetivos profissionais. Estabelecer metas faz com que você se esforce para conseguir alcançá-las. Por isso, determine seus alvos e confira-os regularmente, para avaliar se foram atingidos e, sempre que possível ou necessário, redefini-los.

Mantenha-se atualizado

É preciso ser capacitado para oferecer um serviço de qualidade. Dessa forma, invista em cursos, como uma pós-graduação, por exemplo, tenha uma rede de contatos para debater com outros profissionais, trocando conhecimentos e experiências, e mantenha-se constantemente atualizado. O incessante desenvolvimento de um profissional, que está sempre estudando em busca de aperfeiçoamento, é uma característica fundamental de pessoas bem-sucedidas.

Como se capacitar na área da saúde?

Uma das formas mais indicadas para melhorar o currículo e obter novos aprendizados é fazer uma especialização. Assim, além de se sobressair entre os profissionais no mercado, aumentando as chances de contratação, é possível ampliar a rede de contatos, ter uma remuneração melhor, além de se atualizar, complementando os conhecimentos adquiridos na graduação.

Na área da saúde, fazer um curso de capacitação possibilita que o profissional fique mais ágil e preparado para lidar com os pacientes e desafios que surgirem pela frente. Aliás, uma vez que a ciência e as tecnologias estão em evolução, é muito importante se especializar para estar informado sobre os novos métodos e tratamentos.

Quais são as características procuradas nesse profissional?

Visto que os profissionais da área de saúde precisam lidar diariamente com seres humanos, é importante que tenham algumas características, como:

  • respeito e atenção com os pacientes;
  • estabilidade emocional;
  • boa comunicação;
  • desenvolvimento constante.

Para ter sucesso nesse ramo, você precisa ser um profissional dedicado, que goste e saiba enfrentar indivíduos com diferentes personalidades, sempre com preocupação e humanidade. É muito comum que os pacientes fiquem nervosos e receosos com dores, exames e, até mesmo, medicamentos. Receber um atendimento humanizado quando se está frágil ajuda muito, por esse motivo, você tem que estar pronto para auxiliá-los com paciência e compreensão, a fim de fazê-los se sentirem acolhidos.

Além disso, considerando que você vai encarar situações difíceis como mortes, por exemplo, ter estabilidade emocional é um aspecto necessário. É essencial ter controle sobre os próprios sentimentos para não ser afetado pelos problemas dos pacientes. Não adianta cuidar da saúde dos outros e se esquecer da sua — por isso coloque-a como prioridade também. Dessa forma, você estará psicologicamente preparado para qualquer obstáculo que surgir.

Haja vista que precisará repassar informações, outro traço que o profissional deve ter é a boa comunicação. Uma vez que você vai esclarecer os métodos, para pacientes ou familiares, é indispensável demonstrar clareza na explicação para que não haja interpretações equivocadas.

Todos os dias a tecnologia avança, por isso, é importante que você esteja sempre por dentro das novidades, para garantir os melhores procedimentos, além de demonstrar autoridade. Um profissional que se aperfeiçoa constantemente, debatendo com os colegas, participando de congressos e fazendo cursos de especialização, transmite segurança aos pacientes.

Quais são as profissões do futuro para a área?

Com a evolução tecnológica, surgem mais recursos, novos métodos de tratamento, bem como novas demandas no mercado. A área da saúde é conhecida por proporcionar inúmeras oportunidades e, com esses avanços, as possibilidades de atuação estão cada vez maiores. Por isso é importante saber quais são as profissões do futuro para acompanhar as novidades do ramo e alavancar a carreira. Descubra os cargos mais promissores a seguir!

Conselheiro genético

Profissional responsável por reconhecer problemas genéticos, dando assistência para famílias com essas desordens ou que têm predisposição para tais condições. Ele pode, ainda, colaborar com o futuro reprodutivo de um casal com grandes chances de transmitir alguma doença ou malformação para o feto.

Por meio do aconselhamento genético, o conselheiro vai analisar as probabilidades e possíveis resultados de uma gestação nessas circunstâncias. Esse suporte tem algumas etapas, são elas:

  • questionário, para verificar os riscos de patologias genéticas;
  • exames físicos;
  • exames complementares, como o cariótipo, por exemplo, que verifica os cromossomos.

O conselheiro genético tem uma perspectiva de crescimento profissional enorme, uma vez que ele exerce uma atividade muito importante na área da saúde, identificando as possibilidades de doenças genéticas ocorrerem nas famílias e orientando essas pessoas.

Engenheiro de wearables

Em português, wearable quer dizer vestível, ou seja, são itens como luvas, óculos, relógios, etc. O engenheiro de wearables é o profissional que une esses artigos com a tecnologia, a fim de criar equipamentos que auxiliem a vida das pessoas. Na fisioterapia, por exemplo, esse conhecimento tem sido muito utilizado na reabilitação dos pacientes.

É o caso da realidade virtual, em que são usados óculos e luvas de captura dos movimentos para simular situações de todos os tipos. Por meio desses dispositivos, pessoas com limitações motoras conseguem ter maior qualidade de vida.

Com o avanço tecnológico, a tendência é que esses profissionais sejam muito procurados na área da saúde para desenvolver novos aparelhos que simplifiquem a vida dos pacientes cada vez mais.

Bioinformacionista

Da combinação entre biologia e informação nasceu o bioinformacionista, profissional que atua no campo da genética e da tecnologia, dando assistência na prevenção de doenças hereditárias, além de identificá-las previamente e auxiliar no desenvolvimento de remédios e tratamentos.

Essa carreira é muito promissora, principalmente em relação à indústria farmacêutica. Isso porque, posteriormente, por meio do trabalho desses cientistas, será possível a fabricação de medicamentos conforme os genes das pessoas. Portanto, bioinformacionista é uma das profissões que tem as melhores perspectivas de futuro.

Geneticista

É um profissional da saúde e ciência que, por meio de pesquisas científicas, consegue detectar possíveis doenças que alguém pode ter futuramente. A partir dessa descoberta, ele começa a trabalhar na prevenção, antes que os sintomas comecem a aparecer. Assim, o geneticista além de pesquisar e identificar patologias genéticas, consegue contribuir com o progresso na elaboração de novos medicamentos.

Técnico em telemedicina

Esse técnico tem como função a montagem dos dispositivos de internet, áudio e vídeo com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde que trabalham com videoconferências. Utilizando tecnologias de ponta, ele atuará em conjunto com uma equipe, a fim de possibilitar que pessoas residentes de áreas remotas também consigam tratamentos e diagnósticos.

Além disso, caso o profissional ainda não saiba lidar com esses equipamentos, o técnico em telemedicina é quem será o responsável por orientá-los, dando todo o suporte necessário.

Geomicrobiologista

Esse profissional é responsável por colaborar com a produção de medicamentos, por meio do estudo dos microrganismos, além de ajudar a diminuir a poluição, uma vez que a profissão está diretamente ligada à geologia, microbiologia e ciências ambientais.

O geomicrobiologista identifica quais propriedades os microrganismos e bactérias apresentam e, a partir da identificação dos benefícios, ele introduz nas práticas industriais e na rotina da medicina e outros setores.

Como se destacar na área da saúde?

Em qualquer que seja o ramo, para se destacar profissionalmente é preciso exercer o cargo que ocupa com perfeição. Na área da saúde, a pessoa que busca se sobressair entre as demais deve demonstrar eficiência, tendo iniciativa e agilidade. Além disso, atributos como saber trabalhar em equipe e ser comprometido colaboram para que o profissional consiga se distinguir dos outros. Descubra mais dicas valiosas a seguir!

Faça cursos de capacitação

A principal recomendação para quem busca novas maneiras de conseguir uma vantagem competitiva na carreira na área da saúde é fazer cursos de capacitação. Cada vez mais as empresas têm se empenhado para encontrar profissionais qualificados para exercer os cargos. Assim, invista em especializações, pois essa pode ser a chave para que você consiga ser notado entre os demais.

Além disso, essa é uma excelente oportunidade para obter o tão desejado aumento salarial, visto que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho Educação, uma pós-graduação pode alavancar a carreira e garantir um acréscimo de até 118% na remuneração. Logo, dedique-se a esses cursos e, em breve, você estará a poucos passos de alcançar o sucesso profissional que tanto almeja.

Um curso de especialização muito procurado tem sido o de Saúde Pública, pois refere-se a um campo interdisciplinar, ou seja, recebe profissionais com formações acadêmicas completamente diferentes umas das outras, que vão desde Medicina até Jornalismo.

Isso acontece porque essa pós-graduação possibilita que você atue no âmbito das políticas públicas, além de colaborar com pesquisas que podem ajudar na prevenção e tratamento de inúmeras doenças. Portanto, se você tem interesse por essas questões, investir nesse curso é uma boa ideia.

Por falar em pós-graduação, vale lembrar que algumas instituições de ensino oferecem esses cursos de maneira presencial e EaD (Educação a Distância) — que são ideais para quem não pode frequentar uma faculdade pessoalmente. Ela é a formação procurada pelas pessoas que já têm um curso superior e buscam se capacitar. Dividida nas modalidades lato sensu e stricto sensu, apresenta uma gama de possibilidades de especialização. Confira!

Lato sensu

É o tipo mais comum, que compreende cursos com uma carga horária maior e é direcionado aos estudantes que pretendem se aprofundar profissionalmente em algum campo de interesse — que nem sempre segue o mesmo da graduação. As categorias são:

  • cursos de especialização;
  • cursos de aperfeiçoamento;
  • cursos MBA (Master of Business Administration).

Stricto sensu

Esse gênero é voltado para os profissionais que procuram se qualificar como professores de faculdades ou pesquisadores. Ele se divide em três tipos:

  • mestrado acadêmico;
  • mestrado profissional;
  • doutorado.

Embora fazer uma pós-graduação seja essencial para se destacar na profissão, é importante investir em outros cursos de capacitação também, como o de Libras, por exemplo, que permitirá que você promova a inclusão social e ofereça um atendimento de qualidade.

Isso porque, devido às barreiras da comunicação, as pessoas com deficiências auditivas têm uma acessibilidade muito precária por causa da falta de profissionais capacitados em Libras. Assim, fazendo esse curso você estará preparado para proporcionar um atendimento humanizado aos pacientes, garantindo que eles tenham o acolhimento e assistência necessários.

Além disso, ter conhecimento em línguas estrangeiras também é fundamental. Considerando que o Brasil é um país turístico, as chances de falantes de outros idiomas buscarem assistência médica em hospitais brasileiros são grandes. Agora, imagine a seguinte situação: você foi designado para cuidar de um paciente estrangeiro, mas não entende o que ele está falando. Como saber os sintomas? E de que forma explicar o diagnóstico?

Percebe o quanto saber outra língua é indispensável? Por isso, procure estudar outros idiomas. Vai ser enriquecedor e, dessa forma, será possível atender adequadamente essas pessoas, com uma comunicação clara e objetiva, sem entraves e possibilidades de má interpretação.

Sabia que outro curso interessante para quem é da área da saúde é o de marketing digital? Pode parecer estranho inicialmente, mas essa é uma ótima maneira de captar novos clientes por meio do ambiente virtual. Em conjunto com o avanço tecnológico, veio a facilidade para descobertas e, por esse motivo, muitos profissionais empreendedores estão investindo em sites.

Nesse contexto, o marketing entra trazendo novas formas de ganhar destaque entre os outros do mesmo segmento. Portanto, ser capacitado nesse curso é um grande diferencial, visto que por meio dele você consegue ampliar a sua rede de pacientes, complementando o currículo e se destacando ainda mais da concorrência.

Saiba lidar com os pacientes

Uma das principais maneiras de se destacar na área da saúde é o cuidado que se deve ter com os pacientes — e essa responsabilidade começa na comunicação. A forma como você, enquanto profissional, dialoga, exerce um papel muito importante na melhoria do bem-estar das pessoas, permitindo que elas consigam o conforto e apoio necessários para enfrentar os problemas pelos quais estão passando.

Mas por qual motivo ter habilidades de comunicação é tão importante? Uma vez que você precisará repassar notícias ruins e comunicar perdas, saber agir com empatia é fundamental. Por isso, sempre se coloque no lugar do outro, transmitindo a informação com sensibilidade e utilizando uma linguagem simples, a fim de facilitar o entendimento e evitar qualquer equívoco.

Seja o tipo de profissional por quem você gostaria de ser atendido. Escute os pacientes, entenda o sofrimento deles, mostre que está interessado em suas histórias, preferências e gostos. Assim, além de conseguir a confiança dessas pessoas, será possível descobrir as melhores formas de cuidar delas.

Um atendimento humanizado é essencial e pode ser a chave para impulsionar o ânimo e transmitir o amparo indispensável aos pacientes. Então, você precisa gostar do que faz e exercer sua função sempre com excelência e dedicação, pois dessa forma vai conquistar a confiabilidade necessária para se relacionar tanto com os doentes quanto com os familiares.

Por exemplo, se você é um profissional esforçado e que oferece um serviço de qualidade, vai estar preparado para dar assistência aos pacientes que estão envergonhados, inseguros ou com dúvidas sobre algum procedimento.

Você precisa ficar atento, ainda, à linguagem corporal, porque os sinais não verbais, muitas vezes, falam bastante. Quando as pessoas estão nervosas, sem pronunciar uma palavra sequer, elas podem demonstrar isso. Alguns indícios são:

  • contorcer as mãos;
  • balançar as pernas;
  • bater os pés no chão;
  • roer unhas;
  • mexer no cabelo;
  • morder os lábios.

Identificando uma pessoa nervosa por meio desses gestos, você poderá colocar suas habilidades comunicativas em prática para tranquilizá-la e orientá-la da melhor forma possível.

Desenvolva habilidades de gestão

Seja de pessoas, seja de finanças, a gestão é muito importante para quem segue carreira na área da saúde. Por isso, para ser um profissional de qualidade e se destacar entre os concorrentes, você precisa desenvolver sua capacidade de administração.

Nesse ramo serão exigidas tomadas de decisões eficazes, pois quanto mais rápido for constatado o problema, melhor será para solucioná-lo, principalmente se levarmos em consideração que não se pode perder tempo. Dessa forma, aprimorar as habilidades de gestão é bastante significativo, já que um profissional que não entende de logística, dificilmente terá esse pensamento ágil, que traz benefícios para o hospital e paciente.

Você deve estar se perguntando: como eu começo? Simples! Inicie pela organização das suas atividades diárias. Uma pessoa desorganizada perde prazos e deixa de cumprir tarefas devido à falta de planejamento. Por esse motivo, seja um profissional organizado para assegurar que suas atividades sejam executadas com excelência.

Além disso, se a sua aspiração é ser líder, você precisa ser proativo para se antecipar frente às dificuldades e conseguir resoluções rápidas. Tenha também uma visão estratégica e saiba, sobretudo, como gerir pessoas. Profissionais motivados apresentam maior dedicação e, portanto, trabalham melhor.

No entanto, caso a ideia seja ter o próprio empreendimento, é necessário que você se planeje financeiramente e fuja da mesmice. Procure sempre mostrar algum diferencial em relação ao nicho do mercado ou no que diz respeito aos seus conhecimentos. Com as habilidades de gestão bem desenvolvidas, você estará apto para qualquer circunstância.

Saiba como empreender na área

Para empreender na área da saúde, a dica primordial é investir em alguma coisa que você realmente goste. Assim, será bem mais fácil superar qualquer obstáculo que surgir pelo caminho. Quando você se orgulha do trabalho que realiza, até mesmo as dificuldades são capazes de incentivar a seguir em frente e a sensação de dever cumprido é muito satisfatória.

Lembre-se, também, que a qualidade importa bastante, portanto, vale a pena adquirir dispositivos ou serviços mais completos. Dessa forma, suas atividades serão desempenhadas com a garantia de que está oferecendo uma assistência adequada.

Além disso, sempre observe as possibilidades de mercado universais, avaliando as oportunidades de maneira global. Com essa visão mais ampla, você poderá conseguir investimentos internacionais, por exemplo. Não é à toa que o principal atributo dos empreendedores de sucesso é a idealização dos projetos de forma grandiosa. Ser ambicioso é essencial na busca pelos objetivos profissionais.

É importante, ainda, que o empreendedor da área de saúde identifique seu público e descubra para quem o seu negócio tem uma relevância maior. Nesse ramo, são muitos os envolvidos, que vão desde o paciente até os hospitais, por isso, é fundamental que você faça um mapeamento. Isso vai facilitar o seu trabalho e permitir que ofereça serviços ou produtos com boa qualidade para cada alvo.

Conheça empreendimentos inovadores

Considerando as inovações tecnológicas, alguns negócios podem ser bastante revolucionários na área da saúde. É o caso das empresas que oferecem testes genéticos e que, por meio dessa ciência, são responsáveis por agilizar os resultados dos exames oncológicos, bem como de doenças hereditárias ou raras.

Você pode investir, ainda, em empreendimentos encarregados da criação de recursos avançados que possibilitem o diagnóstico de doenças ou em iniciativas que permitam a fabricação de dispositivos capazes de potencializar o desenvolvimento de pacientes com problemas motores, por exemplo.

Ademais, estamos na era da informação e a busca por conhecimento na internet é constante. No entanto, nem sempre as fontes serão confiáveis. Dessa forma, você pode disponibilizar materiais online sobre diversos temas relacionados à saúde, orientando e conhecendo quem faz parte do seu público.

Sendo assim, pesquise, se organize financeiramente, avalie as áreas mais promissoras para o futuro, analise seus interesses e ambições, usando sempre a tecnologia ao seu favor e, então, coloque suas ideias em prática.

Aperfeiçoe-se com atividades práticas

Em qualquer ramo, as atividades práticas são importantes, porque é dessa forma que o profissional consegue imaginar o contexto da situação e, assim, aumentar seu desempenho. Na área da saúde, essa ação é ainda mais relevante, uma vez que você lida com pessoas.

Por isso, para se destacar profissionalmente, é necessário que você busque sempre se aperfeiçoar com atividades práticas, pois elas servem para complementar seu aprendizado, garantindo que você exerça suas funções de maneira excepcional.

Imagine, por exemplo, uma enfermeira sem habilidade, mas que precisa encontrar a veia de um paciente ou um cirurgião que não treina para melhorar seu desempenho. Percebe que de nada adianta saber tudo na teoria se não conseguir colocar em prática?

Além disso, treinar constantemente na área da saúde significa que você conhecerá melhor o corpo humano, o que garante uma melhoria no desempenho das suas funções, permite que você ofereça um serviço de qualidade e transmita confiança e autoridade aos pacientes.

Seja cuidadoso

Você precisa demonstrar afinidade com a pessoa, assegurando que entende pelo que ela está passando e transmitindo compreensão emocional. Seja empático! Quando alguém busca assistência médica, já está suficientemente fragilizado, por isso é muito importante que você o trate bem, com simpatia e companheirismo.

Dessa forma, o paciente se sentirá confortável para relatar seus sintomas ou lidar com a situação na qual se encontra, além de enxergar em você o amparo de que precisa. O zelo na área da saúde é importante, também, nos momentos em que você precisará comunicar notícias desagradáveis. Um profissional que não sabe enfrentar essas situações da maneira adequada pode, até mesmo, prejudicar o quadro do enfermo. Por isso, seja cuidadoso e agradável.

Acompanhe inovações tecnológicas

A tecnologia tem contribuído incrivelmente com o trabalho dos profissionais na área de saúde. E, dado que a evolução é constante, você precisa estar sempre a par das inovações, pois todos os dias um novo recurso tecnológico aparece. Em decorrência dessas novidades, surge o avanço na medicina, que proporciona a descoberta de novas fórmulas de medicamentos, além de tratamentos e formas de diagnosticar.

Algumas tecnologias que têm sido muito úteis e ganhado notoriedade entre os profissionais da área de saúde são:

  • inteligência artificial: pode ser aplicada para agilizar a descoberta de diagnósticos;
  • realidade virtual: com um ambiente independente do mundo real, utiliza dispositivos wearables, simulando movimentos e sensações para treinar o cérebro;
  • realidade aumentada: mesma função da anterior, porém insere itens virtuais no ambiente físico, estimulando a autonomia dos pacientes.

Os fisioterapeutas, por exemplo, têm usufruído bastante dessas inovações tecnológicas na recuperação dos pacientes. Por isso, é muito importante que você acompanhe essas mudanças, uma vez que um profissional de saúde atualizado consegue oferecer máxima eficácia no atendimento, colaborar com o progresso em pesquisas e maior destaque entre os concorrentes.

Viu como impulsionar sua carreira na área da saúde não é um bicho de sete cabeças? Seguindo essas dicas você conseguirá incrementar seu currículo, garantir melhores oportunidades de emprego, se destacar dos outros profissionais e ganhar mais reconhecimento.

Na Faculdade Inspirar você encontra os cursos de pós-graduação ideais para ajudar no desenvolvimento das suas habilidades e colaborar com a conquista do sucesso que tanto almeja!

Ficou interessado? Então não perca tempo e entre em contato conosco para maiores informações!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.