Qual a importância de montar uma equipe multidisciplinar na saúde?

Se antes o método unidirecional era o mais utilizado na área da saúde, atualmente foi constatado que a abordagem multidisciplinar apresenta avanços significativos para o quadro do paciente. Portanto, isso significa unir profissionais de diferentes vertentes para que possam trabalhar em conjunto, cada um em sua respectiva função.

No entanto, para que funcione de forma eficiente, é necessário estabelecer os objetivos, as especialidades e a quantidade de profissionais que participarão do time. Além disso, entender como funciona, qual a importância e como montar uma equipe multidisciplinar também são aspectos fundamentais.

Ficou interessado no assunto? Então, continue lendo este artigo. Apresentaremos as principais informações a seguir!

O que é e como funciona uma equipe multidisciplinar na saúde?

Formada por profissionais de diferentes áreas, a equipe multidisciplinar na saúde trabalha em busca de um único objetivo. Para alcançá-lo, essas pessoas se inter-relacionam e promovem um tratamento diferenciado, enxergando o paciente como um todo e proporcionando um atendimento humanizado. Assim, o quadro clínico é visto de uma forma mais ampla, possibilitando que o cuidado seja verdadeiramente resolutivo.

Basicamente a equipe é composta de fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e outros especialistas que o estabelecimento médico julgar necessário. Dessa forma, todos eles decidem, em conjunto, o principal objetivo destinado ao paciente que está sendo tratado (que pode ser comer ou andar sozinho, por exemplo).

Então, para que a equipe multidisciplinar na saúde possa funcionar da forma correta, cada profissional vai atuar de acordo com a sua formação em relação ao caso, sem interferir diretamente na responsabilidade e tarefa do outro.

Como exemplo temos: o enfermeiro aplica as injeções, o fisioterapeuta oferece exercícios de fortalecimento, o médico receita medicamentos, o nutricionista monta uma dieta e o fonoaudiólogo cuida da parte da boca e da mastigação.

Qual é a importância de uma equipe multidisciplinar na saúde?

Com o objetivo de aumentar a eficácia e a qualidade relacionadas ao cuidado na área da saúde, existe uma constante evolução tanto tecnológica quanto científica nesse campo. Os estudos estão em contínuo progresso, mostrando que a abordagem unidirecional do paciente se mostra limitante. Assim, a equipe multidisciplinar na saúde chega para solucionar esse problema.

Existem diversos fatores relacionados ao quadro clínico do paciente, sendo necessário ter uma visão integral do caso por meio da união de atuação de diversos profissionais da área da saúde. Como consequência, a presença de uma equipe multidisciplinar traz muitos benefícios. Veja alguns deles:

Ajuda a solucionar casos simples e complexos

Por ter a atuação voltada para as necessidades do pacientes, a equipe é capaz de cuidar daqueles com diferentes níveis de complexidade. Assim, após verificarem e diagnosticarem as necessidades que eles apresentam, os profissionais da saúde se reúnem em busca da recuperação e bem-estar de quem está sendo tratado, independentemente da gravidade.

Oferece conforto e segurança aos pacientes

Quando trabalham em conjunto, os profissionais conseguem oferecer mais conforto para o paciente, possibilitando também que ele fique menos tempo internado. Em geral, as equipes conseguem elaborar um tratamento melhor e mais completo para quem está sob cuidados.

Como esse tipo de equipe impacta na gestão?

Como foi possível perceber, os estabelecimentos que operam com a equipe multidisciplinar na saúde visam melhorar a comunicação entre os profissionais e unir pessoas em busca de um propósito, que varia de acordo com cada caso específico. Sendo assim, esse time tem uma comunicação bem próxima e consegue trocar informações, tornando-se fundamental para a aceleração da melhora do quadro referente ao paciente tratado.

Em comparação com profissionais que trabalham de forma individual, a equipe se mostra como um projeto mais coeso e não desconexo em relação às funções de cada um. Dessa forma, é possível, inclusive, optar pela autogestão, em que cada especialista tem a sua autonomia dentro do trabalho.

Já em outros casos torna-se mais interessante ter alguém para definir o papel de cada um dentro da equipe e do quadro clínico do paciente. Mas, ainda assim, não é necessário que todas as questões sobre o caso sejam decididas em conjunto.

Para apresentar uma gestão eficiente, é essencial que toda a equipe tenha reuniões clínicas frequentes, apontando os resultados, os pontos que necessitam de melhoria e quais aspectos não precisam ser modificados. Para isso, vale a pena investir em programas cujo foco é a capacitação desses profissionais.

Como montar uma equipe?

Até aqui, você já percebeu que não faltam motivos para montar uma equipe multidisciplinar, não é mesmo? Por outro lado, para criar um time verdadeiramente capacitado para trabalhar junto é importante estabelecer alguns critérios, como:

  • objetivo: primeiramente, é necessário definir de forma clara qual é o objetivo ao criar uma equipe multidisciplinar em saúde;
  • especialidades: após a seleção dos objetivos que tem com a criação do time, é importante escolher as especialidades que devem trabalhar em conjunto. Além disso, é necessário estabelecer as habilidades e competências desejadas nessas pessoas, tanto emocionais quanto técnicas.
  • profissionais: para montar o time ideal, contratar os profissionais certos é um dos principais passos para o sucesso. Nesse caso, é recomendável escolher pessoas diferentes entre si, mas que tenham objetivos em comum;
  • tamanho: em geral, recomenda-se que a equipe tenha até 9 integrantes, para que assim a comunicação próxima não seja perdida;
  • papel: após montar a equipe, cada profissional deve entender com clareza qual é o seu papel dentro do trabalho, para que não haja desentendimentos ou confusões;
  • facilitador: trabalho em equipe sempre pode causar estresse, não é mesmo? Por isso, é importante escolher uma pessoa que aja como facilitadora em casos difíceis, para que assim o time se mantenha coeso mesmo nos tempos mais obscuros.

Percebeu como a presença da equipe multidisciplinar na saúde é importante no cuidado com os pacientes? Além disso, como você pode ver, não é muito complexo montar um grupo de trabalho com esse foco. Essa modalidade de trabalho só tende a crescer nos estabelecimentos médicos.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais! Assim, os seus amigos e contatos também podem aprender mais sobre os diferentes métodos de cuidado na área da saúde.

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais