Por que analisar o corpo docente ao escolher uma pós-graduação?

Você deseja fazer uma pós-graduação, mas ainda tem dúvidas sobre como escolher uma boa faculdade para continuar os estudos? Pois saiba que essa decisão deve ser baseada, principalmente, no corpo docente da instituição de ensino.

Contar com professores atualizados e capacitados faz toda a diferença para a sua trajetória enquanto estudante. Quando bem preparados, os educadores podem direcionar as pesquisas e as teses da melhor forma, contribuindo para o aumento da credibilidade dos trabalhos acadêmicos e para seu posterior destaque.

Portanto, continue a leitura e saiba qual a importância de analisar o corpo docente antes de matricular-se em uma pós-graduação. Acompanhe as próximas linhas!

Qual a importância da qualidade da pós-graduação?

A oferta de cursos de pós-graduação vem em um crescimento exponencial no país. Entretanto, é preciso fazer a escolha da instituição de ensino com cautela, uma vez que a decisão influencia diretamente a formação do aluno.

É imprescindível realizar uma pesquisa detalhada antes mesmo de se matricular. A qualidade do curso pode ser avaliada por inúmeros fatores, considerando-se, principalmente, seu status no Ministério da Educação (MEC). 

Existem dois tipos de modalidade: lato sensu ou stricto sensu. O primeiro é voltado para as especializações, ou seja, programas que têm como objetivo oferecer capacitações de acordo com a pretensão profissional do estudante. 

No segundo caso, stricto sensu, encontram-se os cursos de mestrado e doutorado. Eles são direcionados para o estudo acadêmico de diversas áreas profissionais, principalmente indicados para quem planeja uma carreira como pesquisador ou professor de nível superior.

Em primeiro lugar, é preciso estipular qual a trajetória que você deseja seguir antes de optar por uma pós-graduação. Feito isso, é fundamental averiguar se a faculdade atende às suas expectativas e objetivos.

Como o corpo docente influencia a formação do pós-graduando?

Um dos pontos mais importantes para fazer a escolha da pós-graduação é em relação ao corpo docente disponibilizado pela faculdade. O ideal é que os professores tenham título de mestre, doutor ou, ainda, uma especialização acadêmica reconhecida pelo MEC.

O quadro de professores influencia diretamente a qualidade do curso ofertado. Assim, a equipe de mentores deve ser bem capacitada para atender às necessidades dos estudantes. É possível consultar a Plataforma Lattes do CNPq para ter acesso aos currículos dos educadores.

O ideal é que os professores sejam referências em suas áreas de atuação, uma vez que a experiência dos profissionais podem proporcionar boas oportunidades para o aluno. O corpo docente pode, por exemplo, impulsionar o networking, contribuindo significativamente para você alcançar bons resultados e vagas no mercado de trabalho.

Mesmo para o caso da Educação à Distância (EaD), é imprescindível contar com bons instrutores do outro lado da tela. Por não estarem próximos fisicamente dos estudantes, é importante que os professores tenham boas práticas de ensino para que a pós-graduação seja bem aproveitada.

Lembre-se de que o profissional que conta com o título de mestre ou doutor dedicou-se por anos para desenvolver habilidades e conhecimentos sobre a sua área de atuação. Isso faz com que seu rendimento e capacidade de lecionar sejam ainda mais valorizados, levando em consideração toda a sua trajetória e experiência.

Sendo assim, antes de realizar a matrícula em uma instituição de ensino, procure entender a qualificação de seu corpo docente. Verifique, por exemplo, qual a titulação dos professores, se apresentam produções científicas reconhecidas e renomadas, há quanto tempo estão pesquisando na área, entre outros aspectos.

Como escolher uma boa pós-graduação?

Diante das inúmeras opções de cursos de pós-graduação oferecidas no mercado, é preciso estar atento a alguns detalhes antes de finalizar a matrícula na área de formação pretendida para os estudos. Dessa forma, elencamos a seguir os principais cuidados que você deve ter para escolher por uma boa faculdade.

Defina o seu objetivo

O seu objetivo é seguir uma especialização ou lançar-se à pesquisa acadêmica, por meio de um mestrado ou doutorado? Antes de tudo, é preciso definir o que você deseja, uma vez que a instituição de ensino deve atender às suas necessidades profissionais. Para isso faça um mapeamento das suas competências e habilidades, analisando se a faculdade pode auxiliar positivamente a sua carreira.

Considere os custos

Além de contar com bons professores e aulas, é preciso considerar também o custo que você terá com o investimento da pós-graduação. Portanto, verifique se a sua vida financeira consegue arcar com o valor do curso. O ideal é que ele não comprometa muito o seu orçamento, tendo, por exemplo, que chegar ao ponto de fazer muitas concessões para conseguir estar em dia com o pagamento das mensalidades. Em contrapartida, educação é sempre um investimento!

Faça pesquisas

Caso você encontre um curso que atenda aos requisitos da sua área de formação, pesquise a fundo sobre a reputação da faculdade, sobretudo como o mercado recebe os seus profissionais formados. Analise também a avaliação da instituição de ensino na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para confirmar se as pesquisas científicas desenvolvidas contam com a devida qualidade acadêmica.

Nesse sentido, a Faculdade Inspirar oferece uma gama de cursos diferenciados e reconhecidos pelo MEC. Atuando há mais de 20 anos no mercado, a instituição oferece todas as modalidades de pós-graduação como MBA, mestrado e doutorado. Além disso, a Faculdade Inspirar conta com referência acadêmica, conseguindo competir com as principais universidades públicas do país. Com isso, ela tem se destacado devido à excelência de ensino ofertada, sendo uma das escolhas mais interessantes para os pós-graduandos.

Agora que você já sabe da importância de um bom corpo docente, certamente será muito mais simples escolher um curso de pós-graduação. Para isso, lembre-se de considerar todas as suas necessidades e priorize o que a instituição de ensino tem a oferecer para a sua área de formação acadêmica. Com isso, será possível aproveitar todos os benefícios da modalidade, tendo a certeza de que você fez uma boa escolha para o seu futuro profissional!

Gostou do nosso conteúdo? As informações foram úteis? Então, aproveite a visita ao blog e conheça todos os cursos de excelência que a Faculdade Inspirar oferece para os seus estudantes. Até a próxima!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais