Qual a importância de frequentar eventos na área da saúde?

7 minutos para ler

O ramo da saúde está em constante mudança, fazendo com que os profissionais busquem estar sempre atualizados. Por isso, além de investir em cursos de especialização, também é importante participar de eventos. Essa é uma das formas mais eficientes de ficar por dentro das novidades do mercado.

Os eventos na área da saúde são uma oportunidade para descobrir sobre novos tratamentos, medicações e tecnologias, aperfeiçoar o networking, participar de debates enriquecedores com profissionais renomados, apresentar trabalhos e conhecer novos pontos de vista.

Apesar da distância de alguns, e do gasto de tempo e dinheiro, é um investimento que realmente vale a pena. Quer saber por quê? Neste post vamos apresentar alguns motivos pelos quais você deveria participar. Acompanhe!

Quais são as vantagens de participar de eventos na área da saúde?

São vários os benefícios para a carreira dos profissionais. Descubra, a seguir, quais são eles!

Ficar atualizado sobre as melhores práticas

Uma vez que as novidades nessa área são frequentes, é imprescindível que o profissional participe de eventos para garantir que esteja sempre informado sobre as transformações do mercado.

Desde medicações até novas tecnologias: o ato de estar presente colabora para que você consiga manter-se atualizado sobre as melhores práticas. Além disso, em muitas dessas ocasiões profissionais de prestígio apresentam suas pesquisas e resultados. São cerimônias enriquecedoras, uma vez que, por meio delas, é possível ter aprendizados, ideias e receber boas dicas.

Oportunidade de gerar parceria

Participar de eventos na área da saúde é uma ocasião para conhecer profissionais e fazer conexões que, dificilmente, você conseguiria no dia a dia. Assim, uma das grandes vantagens é a possibilidade de gerar parceria e fazer negócios, uma vez que existem interesses em comum. Ainda que isso exija investimento, a gratificação pode superar as expectativas.

Descobrir novos produtos e serviços no mercado

É comum que em grandes eventos, como congressos, produtos e serviços sejam oferecidos e recomendados por palestrantes, fornecedores ou fabricantes. Muitas vezes, os profissionais que estão se apresentando aproveitam a oportunidade para compartilhar novidades da área, indicando artigos de destaque no ramo, geralmente relacionados à tecnologia de ponta.

Além disso, o compartilhamento de informações viabiliza a troca de experiências, fazendo com que os participantes encontrem formas de superar os obstáculos dos negócios com praticidade, uma vez que encaram adversidades semelhantes.

Possibilidade de ser reconhecido

Essa é a oportunidade perfeita para melhorar o networking. Por meio da apresentação de trabalhos, você pode ser notado por profissionais renomados, aumentando suas chances de alavancar a carreira na área da saúde.

Aliás, as melhores pesquisas, geralmente, ganham prêmios e certificados, o que colabora consideravelmente para a valorização do currículo de quem pretende se destacar dos demais. Portanto, vale muito a pena frequentar eventos desse segmento.

Chance de melhorar o currículo

Normalmente são fornecidos certificados aos participantes e, por meio deles, é possível incrementar o currículo e garantir melhores oportunidades de emprego. Além disso, é uma excelente maneira de expressar a sua busca por conhecimento.

Dessa forma, frequentar eventos na área da saúde é um jeito de demonstrar a sua preocupação em se manter atualizado, impulsionando cada vez mais o seu currículo.

Quais são os tipos de eventos?

Depois de entender os principais benefícios de frequentar eventos no ramo da saúde, agora é o momento de entender em quais categorias eles se dividem. Veja a seguir:

Congresso

Normalmente promovidos por entidades como Conselhos, os congressos são os eventos científicos mais populares do país. Com o objetivo de promover a discussão de temas específicos, reúnem profissionais e acadêmicos em palestras e workshops — para colocar o que foi aprendido em prática — e grupos de trabalho, cujas pesquisas são apresentadas pelos autores.

Com o intuito de sanar qualquer dúvida sobre o que foi discutido, ao final das apresentações os espectadores podem formular perguntas e fazer comentários. Devido aos variados formatos de participação, conta com diversos painéis — cada um expondo uma justificativa aprofundada e distintas formas de desempenhá-la — e uma duração maior do que outros eventos.

Seminário

Visando promover debates sobre temas atuais e pouco discutidos, o seminário reúne profissionais e acadêmicos para apresentar suas ideias. Os participantes precisam conhecer o tema antecipadamente para compartilhar suas opiniões.

Usualmente, o seminário apresenta três etapas: exposição, discussão e conclusão. Ao contrário do congresso, tem menos painéis, sendo um evento mais reservado.

Simpósio

Apresentando apenas um tema específico, os participantes do simpósio compartilham suas opiniões e pesquisas — que, nem sempre, precisam ter sido finalizadas. Em razão disso, é um evento com uma duração curta — geralmente, prolonga-se até metade do dia.

O objetivo é promover debates sadios entre pessoas com diferentes pontos de vista. Dessa forma, é muito importante ter a mente aberta para compreender percepções que divergem.

Jornada

As jornadas são congressos menores e mais regionais, também promovidos por Conselhos. Por esse motivo, é comum que aconteçam com maior frequência e apresentem complementos dos temas abordados nos congressos.

Dicas de networking

Agora que você já sabe as vantagens desses eventos e quais são os principais tipos, é hora de entender como fazer um networking realmente satisfatório. Desde pesquisar os participantes até listar quem você pretende conhecer: são informações importantes para ter um plano a seguir e ficar menos perdido no local. Confira algumas dicas!

Saiba se apresentar

Não adianta querer ampliar a sua rede de contatos se você não souber como abordar essas pessoas. Por isso, esteja preparado para se apresentar, comentando sobre o cargo que ocupa e a companhia em que trabalha. Além disso, é imprescindível estudar a empresa do profissional que você deseja conhecer, uma vez que isso evidenciará o seu conhecimento e autoridade.

No entanto, deixe que a pessoa também se apresente e passe o tempo suficiente apenas para se identificar e trocar cartões de visita. Não pressione e nem seja chato.

Supere a timidez

Não seja tímido, afinal todos estão naquele evento para se conhecer e trocar ideias. Mostre que deseja falar com a pessoa e aproxime-se. Aguarde o seu momento de se apresentar, sendo atencioso, sorridente e educado. Aos poucos, você vai perceber que não é um bicho de sete cabeças e estará mais confiante.

Circule pelo evento

Dificilmente o networking vai funcionar se você permanecer parado em um lugar da sala. Circule pelo evento! Ficar conversando sempre com as mesmas pessoas não trará bons resultados. Por isso, largue o celular e ande pelo ambiente para conhecer aqueles que você quer ter na sua rede de contatos.

A participação dos profissionais em eventos na área da saúde é essencial, uma vez que os encontros são capazes de impulsionar a carreira e podem indicar um importante diferencial no currículo, possibilitando maior destaque no mercado de trabalho.

Gostou deste post? Então, curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.