O que devo considerar ao escolher uma pós-graduação?

Para conquistar um espaço no mercado de trabalho, obter uma formação de qualidade é fundamental. Diante disso, muitas pessoas já reconhecem a necessidade de continuar os estudos mesmo após conquistar o diploma de Ensino Superior. Assim, quando esse momento chega, é importante saber escolher uma pós-graduação que possa ajudar a alcançar o sucesso profissional.

Esse processo de escolha pode parecer simples, mas alguns critérios devem ser analisados antes da tomada de decisão. Isso porque, por mais que cada curso tenha a sua relevância, cada profissional tem objetivos distintos e precisa de qualificações que estejam alinhadas com eles.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a escolher uma pós-graduação que realmente atenda às suas necessidades. Quer saber quais são? Então, continue acompanhando este artigo!

Conheça os tipos de pós-graduação

De modo geral, existem duas categorias de pós-graduação, as quais são adequadas a diferentes objetivos profissionais. Uma delas é a pós-graduação lato sensu, que significa “em sentido amplo”. A outra é chamada de stricto sensu, que quer dizer “em sentido específico”.

Com uma carga horária mínima de 360 horas, segundo o Ministério da Educação, os programas lato sensu são as especializações e os cursos de MBA — Master of Business Administration. Essas pós-graduações são ideais para quem quer desenvolver novas habilidades dentro de um campo específico da sua área de formação e, assim, se destacar no mercado de trabalho.

Os programas stricto sensu, por sua vez, compreendem os mestrados e doutorados, que são destinados a quem pretende seguir a carreira acadêmica, tornando-se professor de nível superior e pesquisador. Conhecer as principais características das pós-graduações ofertadas pelas instituições de ensino é imprescindível para não correr o risco de investir na opção que não reflete o que você quer para a sua carreira.

Avalie seus objetivos profissionais

Uma vez que tenha decidido qual desses tipos de curso é o melhor para o seu futuro profissional, o próximo passo é escolher uma pós-graduação que desperte o seu interesse. Nesse sentido, vale ressaltar que essa é a oportunidade perfeita para direcionar a sua carreira para algum campo de atuação específico, no qual você ainda não teve a chance de atuar.

Fisioterapeutas, por exemplo, podem se qualificar para atuar nas áreas de Oncologia, Pediatria e Neonatologia, Terapia Intensiva e Gerontologia, entre várias outras. Para aqueles que se formaram em Enfermagem, por sua vez, algumas das possibilidades de especialização são as áreas de Obstetrícia, Centro Cirúrgico e Cardiologia.

Outro aspecto importante em relação aos seus objetivos profissionais é que você deve levar em conta quais são as suas necessidades a curto, médio e longo prazo. Isso quer dizer que, se existe uma urgência em se recolocar no mercado, a melhor opção é uma especialização ou MBA, que são cursos mais rápidos, ainda que você pretenda, com o tempo, investir em um mestrado e, posteriormente, também em um doutorado.

Converse com profissionais da área

Além de fazer uma pesquisa aprofundada sobre os cursos que mais chamam a sua atenção, é interessante procurar profissionais que já atuam nessas áreas e conversar com eles sobre suas experiências. Desse jeito, é possível descobrir, com uma precisão maior, como é a rotina profissional deles, desde as atividades realizadas até as dificuldades do dia a dia.

Profissionais atuantes no mercado também podem compartilhar suas percepções em relação a quais setores estão mais aquecidos e quais serão os mais promissores nos próximos anos. Todos esses dados devem ser analisados para escolher uma pós-graduação que realmente faça a diferença na sua carreira.

Analise o curso escolhido

Quando tiver definido a área em que pretende se qualificar, faça uma análise aprofundada da estrutura do curso que você tem em vista. Essa etapa é importante para que você passe a ter uma visão mais detalhada e realista do campo em que pretende atuar.

A estrutura curricular do curso, por exemplo, fornece informações fundamentais para quem pretende se dedicar à área. Os nomes das disciplinas indicam os principais temas abordados, enquanto as ementas permitem ter uma noção da abordagem que será adotada ao longo do programa de pós-graduação. Desse jeito, você vai saber se há previsão de aulas práticas ou outras atividades que possam contribuir ainda mais para uma formação de qualidade.

Também é necessário verificar a lista do corpo docente do curso para conferir o currículo lattes de cada professor. Afinal, a qualificação dos profissionais que ministrarão as disciplinas é um fator decisivo para que eles ofereçam o melhor ensino possível.

Conheça a instituição de ensino

Ao longo de um processo de escolha como esse, é comum que as pessoas foquem bastante no curso e se esqueçam de se informar também sobre a instituição de ensino. No entanto, esse é um ponto que merece tanta atenção quanto os outros.

Para começar, a reputação da instituição no mercado tem um peso considerável no efeito que a pós-graduação terá na sua carreira. Uma instituição que não é bem-vista pode até prejudicar o profissional na hora de um processo seletivo em uma empresa, enquanto uma renomada consegue fazer com que o candidato se destaque entre os concorrentes.

Outro aspecto fundamental é o reconhecimento da instituição de ensino e do curso de pós-graduação pelo MEC. Sem isso, o diploma ou certificado não tem validade, o que significa que o profissional terá perdido tempo e recursos financeiros ao se dedicar a um curso que não pode ser usado oficialmente, nem mesmo para citá-lo no currículo.

A infraestrutura da instituição é mais um fator a ser analisado. O local onde as aulas vão ser realizadas, a biblioteca e a disponibilidade de laboratórios são alguns elementos que você precisa observar.

Uma maneira eficiente de verificar tudo isso é pesquisando qual é a nota do MEC tanto para a instituição de ensino quanto para o curso. A avaliação do órgão é feita periodicamente e considera todos esses fatores, de modo que é um indicador preciso da sua qualidade.

Levando em conta todos os pontos que abordamos, escolher uma pós-graduação que realmente beneficie a sua carreira será bem mais fácil. Então, você terá uma formação que vai prepará-lo para atuar em áreas específicas e vai melhorar o seu currículo, permitindo que tenha acesso a oportunidades capazes de alavancar a sua vida profissional.

Gostou das dicas para escolher uma pós-graduação? Assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca os nossos próximos conteúdos!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais