5 dicas para melhorar o currículo e se destacar no trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, para se destacar em meio à tanta concorrência, é fundamental pensar em maneiras de melhorar o currículo. Por mais que a rotina corrida e as obrigações profissionais nem sempre facilitem essa tarefa, é importante encontrar tempo para garantir que você mostre o seu melhor.

Seja com um novo curso, um evento que você participou, experiências como voluntário, seja até mesmo na formatação do seu currículo: na hora de procurar novas oportunidades de trabalho, qualquer detalhe pode fazer uma enorme diferença entre o cargo que você almeja e a vaga que você, de fato, conquistou.

Sendo assim, preparamos este post com 5 dicas para que você continue ganhando experiência e consiga aprimorar o seu currículo regularmente em busca das melhores oportunidades de emprego. Além disso, vamos trazer algumas dicas para evitar erros na hora de formatar o documento. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Qual a importância de ter um currículo atualizado?

Encontrar uma vaga no mercado de trabalho não é fácil e, quando isso acontece, é comum relaxarmos e focarmos apenas em nossas obrigações e responsabilidades do novo cargo, certo? Isso é ótimo, porém, é importante não deixarmos de lado as oportunidades para melhorar o currículo regularmente, já que a atualização se tornou vital nos dias de hoje.

Um profissional que não adiciona novas experiências e competências à sua bagagem pode ser visto pelo mercado como alguém acomodado e que não tem interesse em melhorar o seu desempenho no ambiente de trabalho. Portanto, é fundamental buscar atividades que incrementem as suas habilidades.

Além disso, outro ponto que deve ser considerado é a valorização financeira. De acordo com um estudo da Catho Educação, uma pós-graduação pode aumentar o salário de um analista em quase 15%. Para cargos mais altos, como de coordenador, a valorização chega aos 53%. Mais um motivo para você melhorar o currículo com certa frequência.

Quais as 5 ações essenciais para criar um currículo atraente?

Os benefícios são muitos, e o mercado procura profissionais que queiram sempre se desenvolver. Agora, que tal saber quais são as principais ações que vão ajudar a melhorar o currículo? Separamos cinco dicas para você. Confira!

1. Aprimorar os estudos com uma pós-graduação

A graduação é excelente, porém, já não é o suficiente para chamar a atenção de recrutadores e empresas. Portanto, escolher uma pós-graduação pode ser a saída ideal para dar um up no seu currículo, permitindo que você se atualize sobre novos conceitos e ferramentas da sua área de atuação. Além disso, será possível fortalecer o seu networking.

Para quem trabalha na área da saúde, por exemplo, fazer um curso de Biomedicina Estética pode ser uma alternativa válida. Assim, além de retomar os estudos e se atualizar profissionalmente, você pode se tornar especialista em determinado assunto e ter um verdadeiro diferencial competitivo.

2. Estudar uma língua estrangeira

Por mais que você não use em seu dia a dia, saber falar e entender uma língua estrangeira pode ser muito importante para o desenvolvimento da sua carreira. Afinal, com a globalização, a tendência é que as barreiras diminuam entre os países e a troca de conhecimento e experiências seja maior.

3. Participar de eventos na área

Outra forma de melhorar o currículo é participar de palestras, debates e eventos da sua área de atuação. Além de ser excelente para fazer novos contatos no mercado, é uma maneira de se atualizar sobre assuntos relevantes no setor e absorver mais conhecimento com outros profissionais e especialistas.

4. Realizar cursos livres

Por mais que alguns cursos livres não tenham uma duração longa ou até mesmo não sejam reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), podem ser uma opção prática para aprender sobre novos assuntos e, é claro, melhorar o currículo. De forma mais rápida, você pode obter conhecimento sobre assuntos e temas mais específicos.

5. Fazer cursos online

Uma justificativa muito comum para explicar a ausência de atualizações no documento é a falta de tempo e/ou disposição para as aulas, certo? Agora, esse argumento pode ser descartado. Existem diversas opções de ensino a distância que podem ajudar no desenvolvimento da sua carreira e são mais fáceis de encaixar na sua rotina.

Quais os 3 erros mais comuns na formatação do currículo?

Como não queremos deixar você na mão, vamos trazer um bônus: listamos os 3 principais erros na hora de formatar o currículo. Uma ação importante, afinal, não basta melhorar o documento; é preciso passar a mensagem certa para quem estiver interessado no seu trabalho.

1. Currículo muito longo

Por mais que você tenha inúmeras experiências e queira mostrar para os recrutadores, é preciso saber resumir. O ideal é que as informações sobre a sua carreira profissional estejam dispostas em, no máximo, uma página. Assim, será possível visualizar todas as suas experiências e, quando necessário, buscar mais explicações.

2. Informações desnecessárias

Caso você tenha uma graduação concluída, qual o sentido de colocar a sua formação no Ensino Médio? Nenhum. Portanto, evite informações desnecessárias e que agregam pouco ao seu currículo. Tente utilizar o espaço disponível para colocar o que realmente é importante e que pode aumentar as suas chances de contratação, por exemplo.

3. Formatação não adaptável

Você não precisa mudar o documento para todas as vagas em que se inscreve, mas é preciso saber adaptar as informações — e até mesmo a formatação — de acordo com os dados da oferta. Ou seja, ajustá-lo para que se encaixe no que os recrutadores estão procurando.

Melhorar o currículo é, portanto, uma ação que deve ser recorrente para quem busca mais — e melhores — oportunidades no mercado de trabalho. Ao se atualizar constantemente, você garante não só mais conhecimento, mas também passa a ser mais valorizado pelas empresas, seja para novas chances, seja para garantir um aumento.

Conseguimos tirar as suas dúvidas sobre as principais práticas para melhorar o currículo? Esperamos que sim! Saiba que temos muito mais a oferecer para você e a sua carreira profissional. Que tal, então, seguir as nossas páginas nas redes sociais e conferir outros conteúdos como este? Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter!

Diogo Dias

Diogo Dias

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação.
Veja Mais