Como se preparar para um concurso público da saúde?

6 minutos para ler

Em busca de estabilidade financeira e sucesso profissional, muitas pessoas desejam ser concursadas. Por ter um nível de complexidade e concorrência muito alto, passar na prova requer bastante planejamento e dedicação, e no caso de um concurso público na área da saúde, não é diferente.

Ainda que cada exame solicite conteúdos programáticos que não são totalmente idênticos entre si, a maioria conta com matérias em comum, como a legislação na saúde. Se você não tem conhecimento sobre o assunto, saiba que chegou a hora de mudar isso.

Para ajudar você a conquistar um cargo público, elaboramos este artigo com as principais dicas para se preparar adequadamente para a prova. Acompanhe!

Concursos na área da saúde

Os diversos tipos de concurso público da saúde acontecem no Brasil todos os anos, sendo oferecidas vagas para os níveis fundamental, médio e superior. Vale lembrar que quanto maior é o grau de escolaridade, maior é a remuneração. 

Geralmente as vagas são destinadas aos seguintes cargos:

  • enfermeiro;
  • assistente social;
  • nutricionista;
  • médico;
  • farmacêutico;
  • fisioterapeuta;
  • odontologista;
  • médico veterinário;
  • agente comunitário;
  • auxiliar;
  • técnico.

Para quem é da área, focar em concursos é um excelente caminho para ser independente financeiramente. É possível encontrar vagas que oferecem salários desde R$ 1.830 até R$ 15.370.

Além dos salários altos — que é um dos principais atrativos para quem deseja ser servidor público —, outro ponto positivo dos concursos é a flexibilidade na carga horária. Você sabia que profissionais da saúde podem ter dois empregos públicos?

A maioria das vagas é voltada para a saúde básica, e os concursos são organizados pelos municípios. No geral, há provas objetivas e dissertativas, análise de títulos e investigação social, mas isso varia bastante de concurso para concurso. Existem alguns que só aplicam a prova objetiva, enquanto outros têm todas as fases citadas.

Para passar no tão sonhado concurso público da saúde, o primeiro passo é montar um plano de estudos. Pensando nisso, listamos as principais dicas para você se dar bem nas provas. Confira!

5 dicas de como se preparar para um concurso

Você quer conquistar um cargo público mas não sabe nem por onde começar a estudar? Saiba que o primeiro passo já foi dado: você decidiu qual é a sua carreira na área de saúde. Agora é a hora de se dedicar para se sair bem na prova. Veja a seguir como fazer isso.

Conheça os conteúdos da prova

Se o edital do concurso já tiver saído, você deve logo olhar o conteúdo programático da prova e se organizar para dedicar um tempo aos estudos aprofundados de cada um dos pontos indicados.

Não negligencie nenhum tópico, pois isso pode ser decisivo para a sua aprovação ou não no concurso. Apenas um ponto faz toda a diferença na classificação geral, então você não quer ficar de fora por ter deixado de lado uma disciplina que constava no conteúdo programático, certo?

Ainda que nem todos os assuntos caiam diretamente na prova é necessário estudá-los. Uma dica: por ser complexa, a legislação do SUS costuma ser ignorada por grande parte dos concorrentes. Aproveite para dominar o assunto e se destacar no exame!

Defina as prioridades de estudo

Se você precisa trabalhar e estudar para o concurso público de saúde, saiba que será necessário otimizar ao máximo o seu tempo para se dedicar adequadamente ao exame.

Para que isso aconteça, é importante definir as prioridades de estudo. Existem pessoas que, por terem mais dificuldades em uma matéria do que em outra, preferem estudar primeiro as disciplinas que consideram mais fáceis.

Prestar um concurso significa se desafiar em todos os âmbitos, principalmente durante a preparação dele. Por isso, você deve, após analisar o conteúdo programático, observar os pontos que ainda não tem muito domínio sobre e, a partir disso, debruçar-se sobre eles para adquirir mais conhecimento e preparo para o dia do exame.

Refaça as provas anteriores

Um modo eficiente de se preparar para um concurso público da saúde é refazer os exames anteriores. Dessa forma você consegue conhecer o estilo de questão da banca e verificar quais são os assuntos que ela mais costuma cobrar.

Além disso, ao fazer as provas anteriores, você analisa o seu desempenho, observando os erros e acertos, sendo capaz de descobrir em quais pontos precisa melhorar. Esse também é um importante método para assimilar o conteúdo que você estudou apenas na teoria.

Não adianta pegar livros e artigos para ler e não praticar o assunto por meio de exercícios. O ideal é que você mescle, diariamente, a teoria com a refação de provas anteriores. Se possível, faça uso de simulados também.

Diversifique os métodos de estudo

Ficar diversas horas sentado, apenas lendo livros sem parar: não há corpo (e mente) que aguente um ritmo desse por muitos dias, semanas ou meses, certo? Por isso, é essencial diversificar os seus métodos de estudo.

Sendo assim, reinvente a sua rotina. Como dissemos, você pode estudar a teoria e praticar exercícios todos os dias, mas é possível fazer isso de diferentes formas.

Um dia você pode ler um livro e fazer algumas provas anteriores; no outro, pode ver vídeos sobre a matéria e fazer os exercícios indicados pelo professor online. Isso vai ajudar você a não cair no tédio e, principalmente, desanimar com a rotina de estudos.

Faça uma pós-graduação

Além de ser um importante diferencial no currículo, permitindo que você possa se destacar no mercado de trabalho e conseguir cargos e salários melhores, a pós-graduação pode auxiliar você a passar em um concurso.

Esse é um conhecimento mais avançado que você conquista, o que pode gerar um melhor desempenho nos concursos. Caso você nunca tenha pensado em se especializar, vale a pena pesquisar mais sobre o assunto.

Com essas dicas, você consegue se dedicar ao concurso público da saúde e tem muito mais chances de ser aprovado, conquistando o tão sonhado cargo público. Não perca tempo e comece a elaborar o seu plano de estudos o quanto antes!

Gostou do nosso conteúdo? Se você deseja receber mais artigos sobre a área da saúde diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.